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A importância da cultura digital no mercado de trabalho

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As competências digitais tornaram-se essenciais no contexto em que vivemos. Por isso, vamos falar da importância da cultura digital no mercado de trabalho.

Você já percebeu? Profissionais de todos os setores cada vez mais precisam ampliar suas habilidades. Ou seja, desenvolver novas competências pessoais, em linha com a evolução tecnológica.

As novas tecnologias não apenas fazem parte da sua vida cotidiana. Elas têm impulsionado e levarão ao surgimento de outras profissões. Certo?

É por isso que é cada vez mais importante que você cultive e desenvolva habilidades digitais para introduzi-las em seu mundo profissional.

Continue lendo para saber mais sobre o tema. Vamos lá?

Qual a importância da cultura digital no mercado de trabalho?

A transformação digital se espalhou por todos os setores nos últimos anos. Isso você já sabe.

Então, as empresas começaram a usar tecnologias. Novas estratégias surgiram para oferecer serviços qualificados aos clientes.

Hoje uma empresa que possui competências digitais consegue ser competitiva no mercado. Ou seja, em relação àquelas que mantêm uma abordagem mais tradicional.

Por quê? As empresas perceberam que conhecimentos e habilidades convencionais não são mais suficientes para dominar o mercado de trabalho.

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O exercício das funções foi alterado pelo advento das tecnologias e da era digital. Assim como os nossos hábitos e comportamentos mudaram.

Em que sentido? Para trabalhar em casa, para manter contato com amigos e parentes, para fazer suas próprias compras.

Essa tendência disparou. Você percebeu isso na sua empresa? Agora, em todo o mundo, a tecnologia se tornou parte da normalidade das coisas.

Tudo isso está relacionado à  importância da cultura digital no mercado de trabalho. E isso afeta você também.

Alguns se acostumaram mais rápido e outros menos. Mas é inegável que o mundo todo está caminhando nessa direção.

Cultura digital no mercado de trabalho: por que desenvolver competências?

As empresas e os que nelas trabalham devem ser os primeiros a desenvolver as competências digitais.

Seja para gerir o negócio ou interceptar e manter o contato com os seus clientes.

Quando você entra na empresa, é necessário que possua um pacote de competências digitais Além, claro, de competências sociais, com base na função que vai desempenhar.

No entanto, este não é o único problema que se apresenta aos empresários.

O que considerar? A evolução é rápida. Então, mesmo que as empresas conseguissem encontrar gente qualificada, logo precisariam de novas figuras, ainda mais treinadas e atualizadas.

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Portanto, é a empresa que tem também a iniciativa de ser capaz de dar a você a devida importância a isso.

Ou seja, treinar você e os colaboradores para que possam enfrentar os desafios do mercado.

O que significa ter habilidades digitais?

O papel do digital em todos os negócios agora está claro para todas as empresas.

Mas, ao entender a importância da cultura digital no mercado de trabalho, o que são as chamadas habilidades digitais?

As competências digitais são o conjunto de competências e conhecimentos práticos necessários para saber usar qualquer coisa que tenha a ver com tecnologia da informação, para trabalhar e comunicar com os outros.

O que acontece? A internet tornou-se, dessa forma, o principal meio de comunicação das redes de colaboração, participação e difusão.

Portanto, a propagação da transformação digital requer um repensar total da questão e do uso de produtos e serviços. Isso se aplica a todas as pequenas, médias e grandes empresas.

Concorda?

Mas quais são as competências digitais consideradas como aquelas que não podem faltar ?

Quais são as habilidades digitais básicas?

As habilidades digitais referem-se a um vasto conjunto de habilidades tecnológicas. Vão desde a habilidade de usar computadores até o desenvolvimento de software.

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E na prática? Para além das competências técnicas, conhecidas como hard skills, existe todo um outro conjunto de competências racionais e comportamentais, ou soft skills.

Essas soft skills são aquelas que você tem não apenas pelos dispositivos digitais.

Mas, além disso, você precisa ter flexibilidade na gestão de ferramentas que não são de todo conhecidas.

São todas as atualizações, novas versões e novos produtos tecnológicos que surgem com frequência. E que precisam de pessoas que entendam como funcionam para poder explorá-los no trabalho.

Na verdade, as habilidades digitais em si não são estáticas. Pelo contrário, elas mudam com o passar do tempo e com a evolução das tecnologias.

E, portanto, estão no contexto da  importância da cultura digital no mercado de trabalho.

Continue lendo!

Habilidades digitais aprofundadas: hard skills

Já ouviu falar nesse termo? Em primeiro lugar, as hard skills são competências  digitais quantificáveis ​​e concretas.

Do que se trata? Em segundo lugar, elas podem ser adquiridas durante cursos – escola, faculdade, mestrado – ou no local de trabalho.

Ou seja, cuidando de suas tarefas diárias ou participando de treinamentos específicos offline ou online.

Em terceiro lugar, é do interesse dos empresários dar aos seus colaboradores a oportunidade de aperfeiçoar suas competências para as empresas.

Desta forma, você aprimora os seus conhecimentos pessoais e profissionais que vão contribuir para o próprio negócio. Faz sentido para você?

Para o líder empresarial, é essencial que você tenha as habilidades necessárias para lidar com o seu trabalho no sentido mais prático.

Além disso, fatores relacionados à gestão, análise e interpretação dos dados são indispensáveis.

Habilidades digitais leves: soft skills

Entre as competências digitais que as empresas também estão considerando são as soft skills. O que é isso?

Pois bem. São competências transversais e não quantificáveis. Em outras palavras, você não aprende na escola ou no local de trabalho.

Mas você pode desenvolvê-las. Sim, essa é a boa notícia. Logo, são qualidades que fazem parte da sua personalidade e que derivam de suas experiências.

Elas estão ligados à cultura. À sua forma de interagir e lidar com os outros, de se comunicar, de trabalhar em equipe. Interessante, não é?

Portanto, um CEO de uma empresa no atual contexto não se limita à avaliação das competências técnicas e práticas.

Isso mesmo! Leva-se em consideração também as atitudes. Elas caracterizam os indivíduos. E, assim, podem ser muito úteis para a gestão do trabalho e a produtividade.

Conseguiu entender a importância da cultura digital no mercado de trabalho? Qual será o seu próximo passo? Deixe o seu comentário!

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T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
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