terça-feira, julho 5, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoComo é o curso de Direito: Tudo o que você precisa saber

Como é o curso de Direito: Tudo o que você precisa saber

- Advertisement - Afiliagram Pro

Você está pensando em se tornar um advogado e deseja saber como é o curso de Direito? Então, leia este artigo para saber os requisitos necessários para ingressar nesta profissão e para entender que habilidades precisa desenvolver.

É interessante partir de uma premissa. O caminho para se tornar um advogado não é exatamente fácil.

Ou seja, exige paixão, tenacidade, empenho e dedicação. E, também, uma forte motivação, pois há muito estudo envolvido e o mercado está cada vez mais competitivo.

Para saber mais sobre esse campo de atuação, acompanhe a leitura!

O que faz o advogado?

Além de vermos o que é necessário para se tornar um advogado, vamos definir os limiares dessa profissão e as disciplinas a estudar na faculdade durante seus anos de formação.

Podemos definir um advogado como um profissional que presta assistência, aconselhamento jurídico e representação legal a favor de uma parte.

Ele possui habilidades e conhecimentos profundos em questões jurídicas, por isso atua na em prol da Justiça. Possui, portanto, os requisitos para intervir em conflitos e garantir a prevalência da lei.

Certamente, para entender como é o curso de Direito e para emergir neste campo e exercer com sucesso a profissão, você terá que estudar muito e trabalhar duro.

Mas isso não deve desencorajá-lo. A profissão de advogado pode lhe dar muita satisfação e retribuir todo esforço.

Como é o curso de Direito

- Advertisement - Afiliagram Pro

Trata-se de um curso com a duração de cinco anos, cujo objetivo é oferecer aos alunos o domínio dos elementos da cultura jurídica, também com técnicas e metodologias de estudos de caso.

A aquisição de competências interpretativas é também muito importante, útil para a elaboração dos documentos e para compreender a aplicação regida pelas normas jurídicas e pela jurisprudência.

Entre as disciplinas abrangidas, se encontram:

  • Filosofia do direito
  • Direito público e privado
  • Lei comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Lei criminal
  • Direito Civil
  • Direito Tributário
  • Lei trabalhista
  • Direito Civil
  • Economia política
  • História do direito
  • Outras

No que diz respeito ao treinamento e preparação pessoal, o aluno deve ter um bom domínio da língua portuguesa e um bom conhecimento da cultura geral.

Para entender como é o curso de Direito e suas formas de atuação, é preciso também ter senso crítico, embora se preze pela imparcialidade.

Existem sempre muitos dilemas, conflitos e litígios que se passam na sociedade e que estão amplamente presentes não apenas nos tribunais, mas também nos meios noticiosos.

É obrigatório prestar a prova da OAB?

Já nos dois últimos anos do curso de graduação já é possível realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

Se você deseja ser juiz, promotor ou advogado, este teste é obrigatório para exercer a profissão.

Além disso, para prestar concursos públicos para determinados cargos, a exemplo de procurador e promotor, é também exigida a carteira da OAB para poder participar dos processos seletivos.

Para ser aprovado na OAB, é preciso se preparar bem durante todo o curso e não apenas nos anos finais da graduação. Afinal, trata-se de uma prova que cobra amplos conhecimentos da área e é preciso ter um bom preparo acadêmico.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Porém, muitos estudantes que se formam em Direito optam por prestar concursos em diversas outras áreas que exigem o conhecimento de Direito.

Por sua vez, para quem deseja saber como é o curso de Direito, vários profissionais também atuam na área privada.

É uma profissão requisitada e que possui a finalidade pública de buscar a aplicação das normas, prezar pelo que é justo e permitir o equilíbrio da sociedade.

Como ser um bom advogado?

Empatia

Um advogado com empatia é capaz de ouvir, se interessar pelo problema do outro e saber se comunicar diante de situações delicadas.

Muitos clientes preferem ser assistidos por advogados “humanos”, apesar de a profissão exigir uma certa racionalidade.

Estar constantemente atualizado

É verdade que a jurisprudência é baseada em leis e normas. Nesse sentido, uma infinidade de leis são constantemente aprovadas no Parlamento todos os dias.

E, por isso, o advogado especializado em sua área precisa saber o que está sendo discutido no legislativo e no judiciário e como possíveis mudanças poderão afetar a vida de seus clientes.

Por isso, uma característica fundamental de um advogado é a curiosidade, a atualização constante e o desejo de saber cada vez mais.

Honestidade

Para entender como é o curso de Direito, se você não é uma pessoa honesta, não faz sentido ser advogado. Esta profissão baseia-se precisamente no princípio da honestidade.

Se, por exemplo, uma ação judicial é particularmente difícil, é inútil tentar enganar seu cliente dizendo que existem grandes chances de vencer o caso, mesmo que você acredite no contrário.

- Advertisement - Afiliagram Pro

A honestidade, também entendida como transparência, é uma peculiaridade muito importante de quem quer fazer sua profissão no campo do Direito.

Então, você já decidiu se deseja ingressar nessa profissão? Conte nos comentários!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!