segunda-feira, julho 4, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoComo é o curso de Farmácia: o que estuda, profissão e habilidades

Como é o curso de Farmácia: o que estuda, profissão e habilidades

- Advertisement - Afiliagram Pro

A faculdade de Farmácia prepara os futuros farmacêuticos para que adquiram os conhecimentos de produção e distribuição de medicamentos. Se você quer saber como é o curso de farmácia, leia este artigo até o final para saber mais sobre essa profissão!

Ao ingressar nessa faculdade, os estudos têm especial incidência nos aspetos médicos e toxicológicos, mas também na regulamentação legal e na ética do comércio.

Você vai lidar com um conjunto de disciplinas que tratam de tudo o que diz respeito à farmacologia, com uma orientação marcada de natureza prática e estudo aprofundado de questões de saúde da atualidade.

Como é o curso de Farmácia?

Essa graduação tem duração de 5 anos. Nos primeiros anos você vai lidar principalmente com disciplinas como física, química e biologia, enquanto nos anos seguintes os tópicos serão estudados de forma teórica e prática.

Desse modo, mais espaço será dado a assuntos mais específicos como farmacologia e fisiologia.

No que se refere aos conhecimentos práticos, os alunos de Farmácia terão de participar de atividades laboratoriais e de seminários, para começarem a ganhar experiência na área.

No final do curso, os graduados em Farmácia poderão optar por uma vida acadêmica, fazendo mestrado ou doutorado, ou podem escolher entrar no mercado de trabalho.

Se você quer saber como é o curso de farmácia, as principais disciplinas que o graduando irá estudar durante o curso são:

  • farmacologia;
  • anatomia humana;
  • química;
  • bioquímica;
  • toxicologia;
  • química.

É difícil o curso de Farmácia?

Durante o curso, algumas disciplinas que podem ser consideradas difíceis são as que abrangem química, biologia, anatomia e fisiologia.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Você precisará de uma boa base teórica para atuar em laboratórios práticos de análise e preparação de medicamentos e bioquímica.

Por isso, é importante que tenha afinidade com essas matérias, pois, dessa forma, você estará apto para atuar no mercado de trabalho e em laboratórios nos quais poderá participar da produção de remédios.

E, também, na farmacologia, você estuda como uma droga ou remédio funcionam e em quais patologias, de forma a encontrar soluções úteis para sociedade.

Por que estudar farmácia?

O farmacêutico é um profissional de saúde que lida com o preparo, fabricação e controle de medicamentos, bem como sua correta dispensação, dosagem correta, adesão à terapêutica e entendimento dos efeitos colaterais.

Portanto, o farmacêutico é o profissional especialista em medicamentos e produtos de saúde.

Com este trabalho, ele protege a saúde das pessoas, pois todos precisamos de medicamentos em algum momento de nossas vidas.

Então, além de entender como é o curso de farmácia, saiba que é um setor altamente dinâmico e, sem dúvida, inúmeras oportunidades de emprego.

Como é o mercado de trabalho?

Há uma grande leque de oportunidades de carreira em diferentes setores do sistema de saúde público e privado para farmacêuticos.

Além disso, você pode trabalhar em centros de pesquisa, pode atuar no setor dietético-nutricional ou alimentar, segmento que pode trazer grandes retornos financeiros.

Os futuros profissionais poderão ocupar cargos corporativos, de consultoria ou de auditoria em cuidados com o produto, informação científica, controle de qualidade, monitoramento e farmacovigilância.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

O mundo do trabalho em Farmácia permite que você exerça as seguintes atividades profissionais:

  • preparação farmacêutica de medicamentos;
  • produção e controle de medicamentos;
  • controle de medicamentos em laboratórios e farmácias;
  • armazenamento, conservação e distribuição de medicamentos;
  • preparação e distribuição de medicamentos em hospitais;
  • pesquisa, inovação e divulgação de informação científica;
  • suplementos alimentares e cosméticos.

Após a formatura, tendo em vista as suas preferências, o farmacêutico pode continuar o percurso de estudos fazendo um mestrado ou doutorado, para adquirir mais competências específicas e tornar-se, por exemplo, farmacêutico homeopata, farmacêutico hospitalar, entre outras opções.

Então, vimos até aqui como é o curso de farmácia e o mercado, vamos entender a seguir em que locais o farmacêutico trabalha.

Onde o farmacêutico trabalha?

Existem inúmeros lugares em que este profissional pode encontrar emprego, seja nos setores privados ou públicos.

No que diz respeito ao setor público, é possível trabalhar em farmácias hospitalares, em laboratórios de saúde pública e em hospitais.

No setor privado, porém, pode atuar em asilos, farmácias privadas , empresas farmacêuticas e indústrias que comercializam medicamentos ou em empresas produtoras  de cosméticos.

O farmacêutico também pode trabalhar em empresas produtoras de medicamentos para uso veterinário.

Além disso, devido às aplicações cada vez mais disseminadas da nanomedicina, há também a produção de medicamentos em sistemas altamente tecnológicos, que empregam nanotecnologia molecular e nanorrobôs.

Então, é possível também se especializar nessas áreas, com produção de medicamentos usando tecnologias avançadas.

Agora você já sabe como é o curso de farmácia. Então, está pensando em entrar para a faculdade de Farmácia?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Se você tem afinidade com as disciplinas das áreas de química e biologia, está no caminho certo. Espero que este artigo tenha te ajudado a entender mais sobre essa profissão!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!