Vamos falar neste post de uma área da administração de empresas que desempenha um papel relevante na cultura corporativa. Afinal, como funciona a gestão de recursos humanos em uma empresa?
Qual é o papel e a importância de um gerente de RH? Esse trabalho contribui muito para o desempenho de uma empresa.
Mais do que nunca, as empresas de sucesso precisam se adaptar. Precisam ser focadas no cliente e ser rápidas para mudanças de cenários.
Dessa forma, a figura do gestor de RH promove o desenvolvimento da cultura corporativa. Além disso, desenvolve um clima de trabalho mais favorável aos trabalhadores.
Então, continue lendo para saber mais sobre essa profissão!
Entenda como funciona a gestão de recursos humanos de uma empresa
Qual é o significado de recursos humanos?
Esse termo é utilizado no mundo da gestão empresarial para se referir às pessoas que trabalham com foco principal no funcionário.
Ou seja, sua seleção, satisfação, desenvolvimento, produtividade, motivação e crescimento dentro da empresa. O trabalhador é o principal ativo de todo gerente de RH.
O que faz um gerente de recursos humanos?
1 – Recrutamento, seleção de pessoal e integração
Para entender como funciona a gestão de recursos humanos em uma empresa, gerenciar os processos de recrutamento é uma das atividades desempenhadas.
Como escolher um candidato? Os responsáveis pela seleção de pessoal têm que lidar com a busca e seleção dos melhores candidatos para atender às necessidades da empresa.
Para os recrutadores, existem vários desafios neste processo. Veja alguns dos principais abaixo.
- Como você pode ter certeza de que está contratando os melhores talentos?
- Que habilidades devo procurar?
- As habilidades necessárias devem ser adquiridas com antecedência ou podem ser desenvolvidas ao longo do tempo?
- Estamos alcançando candidatos em potencial suficientes?
- Estamos usando as plataformas de recrutamento certas para o candidato?
Após o recrutamento, a fase de integração também é certamente essencial. Ela representa todo o conjunto de processos para garantir que o novo funcionário comece sua experiência da melhor maneira possível.
Inclui a adaptação, o modus operandi e as características da nova posição, além da adaptação social.
2 – Desenvolvimento pessoal e profissional
Os funcionários de uma empresa não são máquinas, certo? E, portanto, é saudável e bom que eles possam crescer em suas carreiras.
Como funciona a gestão de recursos humanos nesse caso?
Um dos pilares da gestão de recursos humanos é a busca de formas pelas quais seja possível criar e aumentar o valor de uma empresa, por meio das pessoas que nela atuam.
Agregar valor significa ajudar os colaboradores em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Ou seja, criar um plano de treinamento e desenvolvimento que também se alinhe aos objetivos de negócios.
3 – Gestão e avaliação de desempenho
Toda empresa precisa, de alguma forma, focar no desempenho de seus funcionários. Concorda? Afinal, são eles que fazem a empresa crescer.
Por outro lado, podem surgir situações e problemas de comunicação e confiança sobre como manter o desempenho no trabalho.
Nesse sentido, o gerenciamento e a avaliação de desempenho devem se concentrar em como os funcionários podem melhorar.
Ao estabelecer uma cultura de comunicação aberta e transparente, os gerentes podem construir relações de confiança com os funcionários.
Portanto, é preciso incentivar os funcionários a definir metas inteligentes.
Além disso, deve-se envolver de modo positivo os funcionários. E fazer com que eles vejam como seus resultados contribuem para o sucesso da empresa.
4 – Gestão de salários e benefícios da empresa
Outro ponto importante para entender como funciona a gestão de recursos humanos.
Os gerentes de recursos humanos também são responsáveis por criar uma estratégia de remuneração e benefícios.
Um programa de benefícios bem elaborado pode ajudar a atrair candidatos e reduzir a rotatividade de funcionários.
Logo, os benefícios também são uma forma de recompensa para os colaboradores.
Também é responsabilidade dos gerentes de RH garantir que a documentação adequada seja mantida sobre salários e benefícios. Isso ajuda a garantir a conformidade e conformidade com a lei, por exemplo.
5 – Gestão das relações entre funcionários e chefes
As relações entre funcionários e chefes são talvez um dos elementos mais críticos na gestão de pessoas.
Os gerentes de recursos humanos fazem aconselhamento e apoio a ambas as partes nesta área.
Portanto, o RH ajuda a melhorar a comunicação e o gerenciamento de feedback aos funcionários e gerentes. Por exemplo, enviando questionários para medir o clima da empresa.
6 – Motivação, envolvimento e satisfação do pessoal
Por fim, vamos entender como funciona a gestão de recursos humanos quanto a esses fatores.
O envolvimento dos funcionários representa o nível de pertencimento que cada trabalhador sente pela empresa para a qual trabalha. Ou seja, envolve paixão, satisfação, motivação e iniciativa.
Manter os funcionários engajados e criar um clima corporativo no qual eles se sintam ouvidos e compreendidos traz inúmeros benefícios.
Em particular, nos níveis de motivação e produtividade, por exemplo. Outro aspecto diz respeito à rotatividade de pessoal. Em outras palavras, ela tende a ser baixa quando a satisfação é alta.
Portanto, é importante não subestimar o envolvimento dos funcionários. Além disso, uma cultura de feedback constante também é essencial.
Então, você já pensou em ser um gestor de RH? Comente abaixo!