quarta-feira, junho 29, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioNegóciosComo se destacar no mercado de trabalho

Como se destacar no mercado de trabalho

- Advertisement - Afiliagram Pro

Num mercado cada vez mais competitivo, é extremamente importante saber se distinguir e fazer-se notar entre as pessoas que procuram novas oportunidades de trabalho ou de negócios. Então, como se destacar no mercado de trabalho?

Se essa questão é evidente para muitos, não é tão bem definida para outros. Entender como se destacar na massa de pessoas que se candidatam a uma mesma vaga de emprego pode ser um verdadeiro desafio.

Diante deste cenário, muitos desistem no início, permanecem anônimos, considerando que é inútil tentar algo em um contexto de crise como o atual.

Outros, por sua vez, se dedicam a encontrar formas de reverter a situação, deixando currículo em todos os lugares e buscando novas oportunidades.

Para saber mais sobre o tema, continue lendo!

Entenda como se destacar no mercado de trabalho

Pouca experiência, mas com habilidades

Há algum tempo se podia dizer que a experiência seria o principal fator para conseguir se destacar. Porém, hoje a experiência já não é necessariamente um ponto determinante e a falta dela não é um obstáculo.

Você sabe por quê? Bem, é muito simples. Se você quer saber como se destacar no mercado de trabalho, hoje as empresas na maioria das vezes optam por contratar pessoal sem experiência ou com pouca experiência, para moldá-los à cultura da empresa.

E, também, para ver a adaptação que seus funcionários podem ter no desempenho de suas tarefas.

Isso sem descuidar, claro, da atenção à atitude e à criatividade das pessoas quando se trata de resolver qualquer desafio ou problema que possa surgir.

Portanto, um valor crescente é a adaptação ao trabalho em equipe.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Essas habilidades não são técnicas nem dependem de suas experiências em empregos anteriores. E, sim, da maneira como você faz as coisas, na maneira como você resolve qualquer empecilho e não desiste.

Ou seja,  sempre em colaboração com a equipe. São pessoas que demonstram capacidade de liderança na empresa. Essas qualidades, em grande parte dos casos, levam ao sucesso profissional no longo prazo.

Apresente um bom currículo

Você já sabe como desenvolver um bom currículo e como se destacar no mercado de trabalho? Este vai ser o primeiro contato do recrutador com você.

Nessa filtragem, você precisa ter algo que chame a atenção, além do que os seus concorrentes já preencheram.

Considere escrever uma boa carta de apresentação para completá-lo, para que o recrutador conheça mais sobre você e sobre a sua trajetória, bem como as suas aspirações no trabalho.

Com isso, você vai garantir que a pessoa que vai te contratar ou fazer a entrevista foque em você e nas suas habilidades.

Destaque as melhores habilidades que você pode oferecer com sua experiência ou seu conhecimento. Então, faça-se parecer o melhor candidato para a posição.

Lembre-se sempre de que os recrutadores recebem muitos currículos. Por isso, você deve usar uma linguagem direta e valorizar as informações que melhor se adequam ao cargo para o qual está se candidatando.

Além disso, é interessante lembrar que é bom sempre fazer cursos relacionados à vaga de emprego e à sua área de atuação.

Se você quer saber como se destacar no mercado de trabalho, caso não possa pagar um MBA, existem muitos cursos gratuitos online que emitem certificados para inclusão no currículo.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Se você seguir essas dicas e aplicar suas habilidades adaptando-as às necessidades da empresa, conseguirá uma boa posição com a entrevista para seguir para a próxima fase da seleção, se houver.

Vale lembrar que, em muitas empresas, a entrevista é apenas a etapa final da seleção. Primeiro, é a filtragem do currículo. Depois, pode haver provas, redação e dinâmicas de grupo. E, por fim, acontece a entrevista.

Presença nas redes sociais

Você tem que cuidar da sua imagem nas redes sociais e no ambiente online, de forma a construir a sua marca pessoal.

Preste muita atenção às informações que você publica sobre você, pessoais ou profissionais, e também no conteúdo que você publica ou compartilha.

Lembre-se de que isso é algo simples, prático e eficaz, pois sua presença digital pode ajudá-lo a alcançar o objetivo que você procura, encontrar um emprego.

Como se destacar no mercado de trabalho nesse contexto? Você já deve saber, as primeiras impressões são muito apreciadas neste mundo virtual.

Além do Linkedin, se você tiver um site no qual você aborda temas relacionados à sua profissão, mesmo que você não tenha experiência, pode ser um grande diferencial.

Participe de projetos de voluntariado

O voluntariado é sempre interessante, tanto como parte da nossa formação quanto como parte de uma estratégia de responsabilidade social.

Há momentos em que as empresas buscam gestores com esse tipo de abordagem. Isso é valorizado como um atributo que é levado em consideração na tomada de decisões, no âmbito da responsabilidade social corporativa.

Além disso, essa participação no voluntariado pode fazer com que você amplie seus contatos profissionais.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Pode ser virtual ou presencial, mas você sempre adquirirá experiência atuando em projetos como esse.

Aprenda um idioma estrangeiro

Hoje, o conhecimento da língua inglesa é quase um pré-requisito para que o seu currículo se destaque em relação a candidatos que não dominam nenhum idioma.

O inglês, pelo menos em um nível que vai além do básico, torna-se necessário para muitas empresas. Por isso, se você deseja entender como se destacar no mercado de trabalho, domine pelo menos um idioma.

Mesmo para poder acessar postos de trabalho que não tenham relacionamento direto com o mercado externo, saber falar inglês é algo que já faz parte do dia a dia nas seleções de emprego.

Também é intuitivo que, em alguns setores ou para alguns cargos, o Inglês para Negócios seja também requisito fundamental.

Isso ocorre por uma série de razões, incluindo a ampla difusão desse idioma em diferentes áreas da vida.

Assim como o conhecimento de informática, o conhecimento do inglês permite que você desenvolva seu potencial com mais rapidez.

Então, o que achou dessas dicas sobre mercado de trabalho? Foram úteis para você?

Conte nos comentários e compartilhe essas informações com os seus colegas!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!