quarta-feira, abril 24, 2024
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Como trabalha um digital influencer?

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Nos dias atuais, o do influenciador tornou-se uma das principais figuras no mundo da promoção e publicidade, seja para vender um produto ou na consolidação de uma marca. Mas você sabe como trabalha um digital influencer?

Com o avanço da tecnologia e o sucesso das diversas redes sociais, estão surgindo novas profissões que são capazes de atrair a atenção do público.

Para se tornarem conhecidas, as marcas precisam de personalidades que estejam em contato direto com seu público potencial. E, dessa forma, possam oferecer produtos a esse público, para gerar nele o desejo de comprá-los.

Para saber mais sobre essa nova profissão, acompanhe a leitura!

O que é um influenciador digital

O influenciador é uma figura profissional que ao longo do tempo adquiriu notoriedade na web. Ele influencia, portanto, o comportamento de seus seguidores.

Em geral, são capazes também de influenciar as decisões de compra de um nicho específico e de sua respectiva persona.  Como isso acontece?

Quando um influenciador patrocina um produto, ele usa sua reconhecida autoridade sobre um tema. Logo, se comporta como um verdadeiro formador de opinião.

Ele consegue, portanto, direcionar as escolhas do público que se identifica com suas ideias e valores.

Em outras palavras, para entender  como trabalha um digital influencer, podemos dizer que a função do influenciador é ser uma referência para seus seguidores. E, também, ele explora essa posição para fins comerciais.

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Entenda como trabalha um digital influencer

1 – O influencer trabalha em um nicho específico

O essencial para todo aspirante a influenciador é entender o que você deseja comunicar ao seu público. Moda, esportes, videogames, arte, filmes, negócios… São inúmeros os nichos.

Para quem deseja se tornar um digital influencer, é bem recomendável escolher um tema pelo qual é apaixonado.

Isso parece óbvio. Mas às vezes as pessoas apenas procuram um nicho que seja lucrativo, sem ter real interesse pelo tema.

Não há dúvidas. Sem paixão será difícil conseguir envolver uma comunidade online. Em outras palavras, ao transmitir seus verdadeiros gostos você terá maior conexão com os seguidores. E, também, será credível.

Todo conteúdo deve ser capaz de manter a atenção de seus seguidores. Mas, além disso, cada conteúdo deve ser um elemento capaz de conquistar uma nova legião de fãs.

Se o que você decidir comunicar é um assunto que não lhe interessa, seu público perceberá com o tempo. E, como resultado, aos poucos deixará de seguir o conteúdo que você propõe.

2 –  Público-alvo definido e tom de voz

Para entendermos  como trabalha um digital influencer, vamos dar um exemplo de um influenciador de fitness.

O público deste segmento pode ser de qualquer idade e ao mesmo tempo praticar diferentes esportes.

De entusiastas a experts, o influenciador terá que encontrar uma estratégia capaz de despertar o interesse de seu público por meio de conteúdos.

Sem falar, claro, na linguagem e no tom de voz utilizado. Os que seguem o mundo fitness vão querer ter vídeos tutoriais de como fazer os exercícios, mas também vídeos um pouco mais leves e descontraídos.

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Além disso, deve-se lembrar que o público-alvo difere em idade, sexo, interesses, estilo de vida. É verdade.

Portanto, é essencial encontrar um ponto de afinidade entre todas essas segmentações para poder falar com a persona.

3 –  Escolha do canal

Este é outro ponto relevante para entender  como trabalha um digital influencer.

Youtube, Facebook, Instagram, Tik Tok ou outro… Deve-se sempre pensar que cada plataforma requer uma forma própria de comunicar e publicar conteúdos.

Um influenciador de fitness, como no exemplo acima, pode usar o Youtube para fazer tutoriais em vídeo sobre como fazer exercícios.

Ou pode criar um Instagram sobre como preparar sobremesas saudáveis e saborosas. Não é interessante?

O Instagram, inclusive, é usado para conteúdo puramente visual. Ou, no máximo, vídeos curtos.

Outro exemplo. O Facebook, por outro lado, pode ser definido como um meio termo.

Em outras palavras, é um lugar onde é possível fazer conteúdo de vídeo ou fotográfico. E, também, fazer legendas um pouco mais descritivas do que as outras redes sociais.

É certo que todos os canais podem ser utilizados. Porém, o importante é não estar despreparado e saber se comunicar com o seu público.

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4 –  Planejamento de conteúdo

Quando você aspira ser uma figura de referência, também deve pensar sobre o que deseja comunicar e como comunicá-lo. Então, como é na prática?

No caso do exemplo do influenciador no mundo de fitness, você pode pensar em criar tópicos que possam explicar as diferentes abordagens de exercícios.

Além disso, em um dia da semana você pode pensar em fazer algo mais leve relacionado à nutrição.

Todo conteúdo deve ter uma narrativa básica. Ao mesmo tempo, os influencers utilizam bastante os Stories para retratar a vida pessoal. Isso mesmo! E, na verdade, os seguidores amam esse tipo de conteúdo. Concorda?

5 – Consistência na publicação

Mais uma questão muito relevante sobre  como trabalha um digital influencer.

Cada conteúdo deve ser publicado de modo regular por um influencer.

Como seria isso? É importante que os fãs saibam, por exemplo, que todas as segundas-feiras terão um vídeo explicando como fazer um exercício.

Ou que nas quintas-feiras encontrarão uma nova dica de como fazer um café da manhã com proteínas.

Sim. Os seguidores devem ser sempre estimulados com novos conteúdos e novidades, mesmo as pequenas.

Além disso, a publicação regular vai mostrar compromisso com o público.

6 – Estratégia

Os influencers possuem estratégia. Atrair novos fãs e aumentar os seguidores para criar uma comunidade não é uma coisa simples.

É preciso consistência e dedicação. Caso queira ser um influenciador, você deve conhecer a plataforma que deseja utilizar, certo?

Por isso, recomendamos três pequenas estratégias que podem ajudar a aumentar a popularidade. Confira!

Em primeiro lugar, encontre seu próprio estilo. Logo, seja reconhecido pela sua forma de se comunicar. Pelos seus gostos, pelo layout de seu conteúdo e sua personalidade.

Em segundo lugar, use as hashtags certas. Isso permitirá que você seja encontrado mais facilmente em plataformas onde os filtros são amplamente usados.

Em terceiro lugar, sempre interaja com seu público. Esta é uma das dicas fundamentais. Ou seja, todo aspirante a influenciador deve sempre ter em mente isso. Converse com seu público, tente entender suas necessidades.

7 – Parcerias com marcas

Afinal,  como trabalha um digital influencer e como ganha dinheiro? Uma de suas fontes de monetização é a parceria com marcas.

Pois bem. Depois de construir uma comunidade em torno de si, o influencer se beneficia de parcerias e recebe benefícios.

Esses ganhos podem ser monetários ou outros. Por exemplo, receber produtos ou ganhar viagens e hospedagens. Então, ficou interessado?

Por fim, é interessante que as marcas que o influencer divulga sejam do mesmo nicho, claro, para haver um maior engajamento do público. Então, gostou de saber mais sobre essa nova profissão?

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T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
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