terça-feira, julho 5, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioMarketingCopy Persuasiva - Aprenda Copywriting Com Foco em Conversão

Copy Persuasiva – Aprenda Copywriting Com Foco em Conversão

- Advertisement - Afiliagram Pro

A copy persuasiva faz parte da etapa final das ações com foco em conversão, por isso, aprenda como criar esse tipo de conteúdo e venda!

A princípio, para criar conteúdo persuasivo é importante saber como funciona a estratégia de copywriting.

Copywriting é basicamente uma técnica de marketing onde produzimos conteúdo com o intuito de influenciar nossa persona a realizar algum tipo de ação.

Embora seja utilizada nas etapas finais das estratégias, podemos usar uma copy persuasiva em outros momentos. Por exemplo, no meio do funil quando precisamos que o visitante clique em um e-Book para conversão em lead.

Resumindo, a copy ou conteúdo escrito com técnicas de copywriter tem como objetivo persuadir ou influenciar pessoas a tomar uma atitude.

Mas antes de qualquer coisa, preciso que você entenda o seguinte: uma boa copy não é necessariamente aquela que vende.

Desse modo, desconfie quando ouvir alguém falando que conseguiu vender muito com uma copy persuasiva. Não é o “converter” que faz uma copy ser boa.

O conteúdo persuasivo é bom quando ele consegue influenciar e isso pode significar ganhar confiança na marca, reconhecer um problema, começar a buscar uma solução, etc.

É óbvio que, geralmente, as copys são decisivas na etapa de conversão, mas caso não podemos resumir seu objetivo à isso.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Além disso, vale lembrar que uma copy persuasiva pode ser incrivelmente eficiente, mas você pode não vender porque o produto não tem qualidade ou não é tão competitivo.

Enfim, saiba que a técnica de copywriting pode ser usada de várias formas. veja algumas:

  • No marketing de conteúdo
  • Em landing pages
  • Páginas de vendas
  • Marketing de conversa
  • Posts
  • E-mails
  • Conteúdo educacional e informativo

Como Deve Ser Uma Copy Persuasiva Eficiente?

A priori, uma copy persuasiva de sucesso deve prender a atenção do leitor logo nos primeiros segundos de leitura. Para isso é necessário que o conteúdo siga algumas regras:

  • Ser interessante
  • Trazer verdade, pois persuadir não significa enganar
  • Encantar a audiência demonstrando as qualidades do produto e também seu diferencial
  • Deve sempre ser direcionado a um grupo específico, então, nada de generalizar
  • Ter uma persona definida
  • Por fim, uma copy persuasiva de sucesso deve ter linguagem simples e objetiva

Em resumo, é importante que todo o texto seja criado com foco em uma persona. Isso porque devemos chamar atenção para sua dor, seu problema.

Além disso, é com informações da persona que é possível desenvolver um texto com verdade. Se você sabe qual é o seu problema, ficará mais fácil usar palavras que a tocam.

Também devemos fazer com que o leitor sinta que o entendemos e que conhecemos a fundo todos os seus dilemas. A partir daí, ganhamos o direito de lhe apresentar uma solução.

Anteriormente, eu falei que uma das características de uma boa copy persuasiva é o texto de leitura simples, mas isso não é uma máxima.

Vamos supor que você esteja criando para o nicho de emagrecimento. Decerto, a maioria das pessoas vai preferir uma linguagem didática e informal.

Por outro lado, se quiser falar com o público de advocacia, poderá se valer de palavras um pouco mais rebuscadas sem sofrer nenhum dano.

Então, mais uma vez preciso lembrar do quanto é importante ter a persona definida e conhecê-la bem.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Por fim, você também deve conhecer o produto que deseja vender. Isso porque é papel da copy fazer com que o leitor reconheça suas qualidades e se sinta confiante para adquiri-lo.

Esta etapa até pode parecer fácil, mas às vezes os produtos da concorrência são tão parecidos que só muita criatividade para encontrar diferenciais.

Conhecendo As Armas da Persuasão

Em se tratando de copy persuasiva, temos alguns macetes e ferramentas bem eficientes, por exemplo, os gatilhos mentais.

Algo muito importante que você deve saber é que é impossível escrever um conteúdo persuasivo sem usar gatilhos mentais, então, comece conhecendo os principais.

Reciprocidade

Sempre que ganhamos algo, pensamos imediatamente em retribuir, não é mesmo? Pois saiba que isso também é aplicado no marketing.

Dentro das ações de marketing, a dica é oferecer conteúdo de qualidade e relevante para que o receptor se sinta grato. Dessa forma, quando tiver que lhe recomendar um produto ele terá mais chance de aceitar.

Além dos conteúdos comuns, você pode oferecer vídeos especiais, e-books ou ainda um super bônus!

Compromisso

Este é um gatilho mental muito importante, pois tem a ver com confiança, algo essencial para quem deseja vender.

É provável que você já tenha visto algumas páginas de venda  e, certamente, já leu que o produto garante várias coisas. Eu já comprei um curso de Inbound Marketing que prometia ensinar uma técnica para vender em 1 mês.

Ao acessar o conteúdo, no final eu teria que adquirir outro produto para ver as tais técnicas. Ou seja, não prometeu o que entregou.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Além disso, a garantia era de 7 dias, com devolução total do dinheiro, caso não gostasse. Então, observei que o conteúdo é exageradamente extenso e com sem muitas informações relevantes.

Mais uma vez me senti lesada, pois uma pessoa mais lenta na leitura ou sem tempo, não consegue terminar em 7 dias para se certificar de que o material é bom.

Desse modo, quando criar sua copy persuasiva, seja verdadeiro e não prometa o que o produto não entrega.

Prova Social

O comportamento do consumidor mudou muito quando passou a comprar online e hoje em dia, ele pesquisa muito antes de comprar.

Sendo assim, é comum que visite a página do produto para ver avaliações de usuários.

Logo, ao apresentar algo lembre-se de apresentar uma prova social. Uma dica é usar depoimentos.

Confiança e Autoridade

Como já falei antes, a confiança é essencial no mundo dos negócios, portanto, fale sobre pesquisas que comprovam a eficácia, apresente o criador do produto, mencione se famosos usam ou se apareceu na grande mídia.

Escassez

O gatilho de escassez não pode faltar em uma copy persuasiva focada em conversão. Quem nunca comprou um produto sem pensar muito, apenas por descobrir que a promoção estava acabando?

E quando entramos em uma loja virtual e do lado da mercadoria está escrito que restam apenas 3?

Esse é, sem dúvida, o melhor caminho para convencer aquele consumidor que está namorando algo há algum tempo, mas não consegue se decidir.

Criar  uma copy persuasiva não é difícil, mas exige prática, então, sugiro que comece a praticar.

Se precisar de ajuda, deixe um comentário e se puder, compartilhe com seus amigos e ajude o blog a crescer.

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!