sábado, julho 2, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoCurso de Ciências Biológicas: como é a profissão e o que estuda

Curso de Ciências Biológicas: como é a profissão e o que estuda

- Advertisement - Afiliagram Pro

Você está decidindo ainda que faculdade deseja escolher e está pensando em se matricular no curso de Ciências Biológicas?

Essa fase é um período de dúvidas e incertezas, mas para fazer a escolha certa você precisa avaliar bem se tem afinidade com os conteúdos estudados.

Caso contrário, você corre o risco de se matricular no curso errado e pode se frustrar na sua jornada.

Então, descubra como é este curso, como é o mercado de trabalho e as habilidades necessárias para ingressar nesta profissão!

Como é o curso de Ciências Biológicas e o que estuda

O curso de Ciências Biológicas fornece conhecimentos dos principais setores da biologia e das metodologias e tecnologias específicas dos campos de investigação científica na área.

A biotecnologia, por exemplo, fornece dados nos diversos campos da biologia moderna e em tecnologias para a produção de bens e serviços por meio do uso de sistemas biológicos com atenção às questões bioéticas.

Na graduação, você vai se deparar com disciplinas que abrangem:

  • Biológicas: botânica, fisiologia vegetal, zoologia, anatomia, bioquímica, biologia molecular.
  • Química analítica, química física, química geral e inorgânica, química orgânica.
  • Metodologia científica.
  • Bioquímica.
  • Genética.
  • Anatomia.
  • Patologia Geral.

Especificamente, são adquiridos conhecimentos metodológicos e tecnológicos no campo da investigação biológica e competências e habilidades operacionais.

As aulas teóricas se alternam com atividades práticas de laboratório.

Curso de Ciências Biológicas: mercado de trabalho

- Advertisement - Afiliagram Pro

Ao se graduar neste curso, que tem duração de 4 anos, você terá oportunidades de emprego em áreas como:

  • Agroalimentar
  • Meio Ambiente
  • Farmacêutica
  • Industrial
  • Laboratorial
  • Científica
  • Outras

O biólogo pode atuar em instituições de pesquisa públicas e privadas em: análise, controle de gestão, em estudos de avaliação de impacto ambiental ou no desenvolvimento de projetos de conservação da biodiversidade, por exemplo.

Além disso, você pode trabalhar como técnico de laboratório na área agroalimentar, de pesquisa, na indústria farmacêutica, no controle de qualidade e em análises clínicas.

Outras áreas de atuação são nas áreas interdisciplinares, como zoologia e botânica, ou a área acadêmica, na qual você realiza pesquisas e pode também se tornar professor em escolas ou em universidades.

Vamos ver com mais detalhes algumas carreiras que você pode seguir ao fazer o curso de Ciências Biológicas. Confira a seguir.

Biólogo

Um biólogo é um cientista que aplica tudo o que aprendeu para estudar organismos – humanos, animais, plantas e bactérias – e sua relação com o meio ambiente.

O objetivo é entender melhor como o corpo funciona e como os fatores externos podem afetar cada organismo.

Dessa forma, suas realizações como biólogo podem levar a novos tratamentos para uma ampla gama de doenças e de suporte de recursos naturais.

Os biólogos podem se especializar em várias áreas, incluindo vida selvagem, marinha, botânica, patologias e muito mais. Além disso, é muito recomendado que você faça uma pós-graduação.

Botânico

Os botânicos são exploradores de plantas. Eles estudam impactos ambientais, como poluição, chuva ácida e degradação do solo, nos vegetais. Com essas investigações, eles fornecem conclusões propondo proteções ambientais para a vida vegetal.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Além disso, os botânicos podem descobrir novos tipos de plantas, examinar sua fisiologia e potencialmente gerar novos usos para essas plantas que podem levar a vários benefícios à saúde.

Zoólogo

Quem não quer trabalhar com animais desde criança? Então, talvez a zoologia seja sua vocação profissional.

Os zoólogos se formam no curso de Ciências Biológicas e estudam animais e seus ecossistemas. Eles aprendem sobre suas características físicas e comportamentos, bem como os impactos que os humanos podem ter em seus habitats naturais.

Laboratórios

Você provavelmente precisará concluir um mestrado ou doutorado se desejar atuar neste campo.

Esta é uma oportunidade de carreira que pode, por exemplo, atuar em conjunto com o trabalho dos farmacêuticos para organizar, medir, rotular, embalar e distribuir medicamentos prescritos em um hospital ou loja.

Outra área se insere no contexto das trocas científicas sobre as perspectivas de desenvolvimento de estudos que podem ser de interesse de empresas, do governo ou de instituições, inclusive empresas multinacionais.

Vale lembrar que você poderá estar exposto a substâncias químicas ou biológicas, incluindo as perigosas. Por isso, na graduação você lida também com normas de segurança, utilizando corretamente os  equipamentos de proteção individual adequados .

Além disso, independentemente do contexto em que está empregado, o biólogo pode ter que realizar parte de seu trabalho diretamente no campo (para observação, amostragem, etc.).

Neste caso, a atividade é realizada fora do laboratório ou empresa, ao ar livre em parques e reservas naturais, jardins botânicos, jardins zoológicos, rios e lagos.

Para o exercício da sua atividade, utilizam-se instrumentos laboratoriais, tecnologicamente complexos, como equipamentos de medição, substâncias químicas, computadores com processamento de dados e programas de processamento estatístico.

Professor do ensino médio ou universitário

- Advertisement - Afiliagram Pro

Ao fazer o curso de Ciências Biológicas, você pode também ser professor de ensino médio, o que é uma ótima escolha de carreira, com possibilidades de salários maiores em escolas particulares.

Se você optar por dar aulas em universidades, os salários são ainda melhores do que os de escolas. E, nessa profissão acadêmica, você vai lidar constantemente com pesquisa científica, escrita de artigos acadêmicos e participação em congressos e seminários.

Então, você já decidiu se vai entrar para essa graduação? Conte para nós abaixo!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!