terça-feira, julho 5, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoCurso de Comunicação Social: como é a graduação e o que estuda

Curso de Comunicação Social: como é a graduação e o que estuda

- Advertisement - Afiliagram Pro

O curso de Comunicação Social fornece sólida formação em tudo relacionado com mídias digitais, impressas e que envolvem conteúdos, informações e relação com o público.

Uma das características mais interessantes dos cursos de formação nessa área é a transversalidade do ensino e a multidisciplinaridade.

Vai da política à economia, da sociologia à análise de dados, sem nunca perder de vista os processos de interação humana, que é a base dos ensinamentos.

Se você está curioso para saber mais, confira neste artigo quais são as oportunidades interessantes deste campo do conhecimento.

Como é o curso de Comunicação social

O curso de Comunicação Social dura quatro anos. Ele abrange diferentes tipos de habilitação e o aluno precisa optar por uma delas na faculdade.

As habilitações possíveis são: Jornalismo, Cinema, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Cada uma possui suas especificidades e, ao longo do curso, há matérias voltadas apenas para a habilitação em foco e outras interdisciplinares.

Vamos ver cada uma com mais detalhes.

Jornalismo

Ao optar por Jornalismo, você poderá exercer a profissão em:

  • Assessorias de imprensa de órgãos privados e públicos;
  • Redações e agências de notícias e jornais (impresso, online, televisão e rádio), seja como jornalista esportivo, jornalista econômico, repórter parlamentar, repórter de tribunal, correspondente especial, cultural, entre outros setores.

Para isso, é essencial que goste de escrever e que seja dinâmico, para lidar com os prazos diários, além de ter habilidade de se expressar.

- Advertisement - Afiliagram Pro

É preciso coletar dados em nome de instituições de pesquisa e especialistas. Além disso, o jornalista prepara e realiza entrevistas.

Publicidade e Propaganda

Esse profissional tem o trabalho voltado para divulgação de uma empresa, serviço ou produto, que pode ser de uma agência de comunicação ou de publicidade e marketing.

As atribuições são: criar a mensagem publicitária, elaborar os textos, estratégias, imagens, artes gráficas e programação das campanhas publicitárias.

Além disso, este trabalho desenvolve campanhas de comunicação e trata da definição do orçamento e dos meios de produção.

Relações Públicas

Em geral, esse profissional cuida da imagem corporativa com ações de comunicação voltadas não apenas ao público da empresa, mas voltada ao público externo.

Ele projeta e gerencia as relações entre a organização para a qual trabalha, envolvendo a mídia e o público.

Também presta assistência aos clientes, organiza eventos e zela pelos interesses da empresa ou organização. Além disso, escolhe os meios de comunicação mais adequados para promover as iniciativas.

Assessor de imprensa

O Assessor de Imprensa gerencia principalmente a comunicação interna, mas desenvolve também a comunicação externa de uma empresa.

No primeiro caso, informa a todos os colaboradores quais são as atividades da organização. No segundo caso, no entanto, ele lida com a definição e redação de boletins informativos, faz press releases e procura manter contato com a imprensa.

Dessa forma, também trata da comunicação com jornalistas, operadores de informação e meios de comunicação de massa como jornais, rádios, televisões e sites.

Cinema

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Esta figura profissional lida com as fases de produção, realização e distribuição de conteúdos audiovisuais.

Ou seja, trata da realização, bem como criação de roteiros, da edição e programação de imagens em movimento, que podem ser curtas, longas e documentários. Ele também lida com produção de programas de TV e comerciais.

Gestão de mídia social

O gestor de mídias sociais é basicamente o profissional que cuida das redes sociais de empresas e instituições.

Portanto, está diretamente ligado ao processo de branding de uma organização ou empresa, tendo por intuito gerar um relacionamento com a persona nas mídias digitais, como Instagram, Facebook, Youtube e outros.

Esse profissional também cuida do monitoramento, da análise de métricas e desenvolve a melhor forma de gerenciar informações.

É preciso redigir os textos, criar um calendário editorial e criar conteúdos para serem publicados nas diversas mídias sociais para envolver o máximo possível os usuários.

O que estuda o curso de Comunicação Social

O curso de Comunicação Social é uma boa escolha para todos aqueles que querem trabalhar com criação de conteúdo.

Durante seus estudos universitários, você aprenderá como a comunicação funciona e seus fundamentos, tendo a oportunidade de descobrir por que ela nos influencia tanto e por que as empresas precisam de comunicadores especializados para transmitir a mensagem certa.

Mas agora vamos ver alguns dos assuntos tratados nessa área:

  • TI e tecnologias de comunicação digital
  • Teorias e técnicas da mídia tradicional
  • História social
  • Pesquisas e coleta de opinião e análise de dados
  • Internet e social media
  • Sociologia da comunicação
  • Teoria das linguagens e novas mídias
  • Escrita criativa, Literatura e comunicação
  • Comunicação digital
  • Psicologia Social da Comunicação
  • Marketing aplicado à comunicação
  • Leis de mídia, política e privacidade
  • Televisão, cinema, rádio
  • Outros

Então, já sabe com qual habilitação você mais se identifica no curso de Comunicação Social?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Conte nos comentários e não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!