domingo, julho 3, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoCurso de Contabilidade: como funciona, o que estuda, como é a profissão

Curso de Contabilidade: como funciona, o que estuda, como é a profissão

- Advertisement - Afiliagram Pro

O curso de Contabilidade é uma das áreas mais importantes de uma empresa, pois lida diretamente com o faturamento da organização e também com aspectos legais.

Optar por frequentar este curso trará muitas oportunidades profissionais, pois todas as empresas, públicas ou privadas, necessitam de um contador.

Trata-se de um profissional com grande procura no mercado de trabalho, que desempenha diversas funções, desde a contabilidade das instituições à assistência fiscal.

É um curso que exige empenho e paixão pela área de Exatas. Neste artigo, explicaremos como é o curso, o que faz o contador e quais habilidades ele deve possuir. Boa leitura!

O que faz o profissional de Contabilidade?

A contabilidade lida com a área econômica e jurídica de uma empresa, com o foco no aspecto contábil. Ou seja, no sentido de que mantém um registro de todas as operações comerciais e administrativas que determinam o fluxo da empresa.

Ela tem acesso à detecção contínua de eventos de importância financeira dentro do negócio.

Qualquer empresa, grande ou pequena, precisa de um contador para que avalie receitas e despesas, para fechar seu balanço contábil.

Nas empresas maiores, que possuem de 100 a 10.000 funcionários ou mais, o contador corporativo também é integrado com a estrutura de administração de finanças.

Pela contabilidade você consegue entender a saúde do negócio, os ajustes a serem feitos, e o alcance da gestão.

- Advertisement - Afiliagram Pro

O curso de Contabilidade permite um conhecimento aprofundado não só dos princípios que regem a contabilidade geral e fiscal da empresa, mas também daqueles que regem as demonstrações financeiras nos seus aspectos legais.

É preciso, portanto, ter uma base sólida em contabilidade analítica e ter um perfeito conhecimento dos procedimentos tributários. Além disso, é importante ter a capacidade de avaliar o orçamento, apurar o valor do inventário, os investimentos e a sua natureza.

Dessa forma, é possível visualizar o relacionamento com fornecedores e todos os terceiros que influenciam a vida financeira da empresa.

O curso de contabilidade é essencial, portanto, para não perder receitas e serve para apoiar uma perspectiva gerencial para a administração do negócio, e para entender quais setores estão sofrendo com despesas desequilibradas, com cálculo de impostos.

Como funciona o curso de Contabilidade

Devido à sua natureza lógica e matemática, é preciso que o estudante de graduação tenha grande interesse pelas disciplinas de Exatas.

A faculdade de Contabilidade envolve a prática de diversos exercícios que auxiliam na compreensão prática dos problemas teóricos e reais. Ou seja, você precisa aprender a fazer cálculos que serão aplicados no mundo do trabalho.

Os temas que você vai estudar abrangem:

  • linguagem econômica e contábil;
  • o balanço patrimonial (ativo, passivo, patrimônio líquido);
  • demonstração do resultado (aspecto econômico da gestão, custos e receitas de exercício); lucros e perdas;
  • conceito de competência;
  • partidas dobradas (como configurar, como registrar, crédito e débito, plano de contas, fatos de gestão externa);
  • obrigações fiscais mensais (impostos retidos na fonte);
  • registros de inventário e liquidação;
  • detecção de lucro ou prejuízo;
  • demonstrações financeiras.

Todo o curso de Contabilidade é dedicado a exercícios práticos que permitem memorizar conceitos e compreender os seus mecanismos.

Especificamente, os deveres de um contador são:

  • administração de liquidação e bens;
  • avaliações e pareceres técnicos;
  • inspeções e revisões administrativas;
  • investigação das demonstrações financeiras, contas, registos e qualquer outro documento contábil de empresas e entidades públicas e privadas;
  • revisor oficial;
  • propostas de soluções fiscais adequadas aos seus clientes;
  • consultoria tributária.

Portanto, como você já deve ter percebido, durante a graduação você estudará temas bastante aprofundados para adquirir essas habilidades.

Como ser um contador de sucesso

1 – Ter habilidades numéricas

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Se você deseja trabalhar em contabilidade, precisa ser bom com números. Isso ocorre porque a matemática ainda forma toda a base da profissão.

Se você não gosta de realizar cálculos matemáticos, muito provavelmente não tem o perfil ideal para ser um contador.

2 – Habilidades de gerenciamento de tempo

Os contadores precisam ser organizados. Eles geralmente trabalham para vários clientes ou em vários projetos internos. E, como resultado, precisam ter uma boa gestão do tempo para atender às diversas demandas.

Também há muitos prazos a serem considerados no dia a dia de um contador.

3 – Habilidades analíticas

Dado o crescimento do big data e o aumento da disponibilidade de informações, a capacidade de utilizar ferramentas e analisá-las de forma eficaz tornou-se cada vez mais demandada nos últimos anos.

É necessário analisar as várias tendências do setor e fatores sazonais que também afetam suas margens de lucro.

Essa capacidade de identificar padrões, visualizar resultados e oferecer conselhos ​​com base em análises é indispensável para quem faz o curso de Contabilidade.

4 – Habilidades de liderança

Por fim, os contadores também devem ser líderes. Esteja você trabalhando externamente para um cliente, como especialista no assunto dentro de uma empresa ou em uma pequena equipe, em algum momento você precisará tomar decisões.

Muitas vezes, essas decisões também podem ter repercussões na empresa. As pessoas podem perder seus empregos por causa de suas análises, por exemplo.

Então, você precisa estar confiante em suas habilidades e na tomada de decisões, para ter certeza de que está tomando a decisão certa, e com boa capacidade de comunicação.

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!