sábado, julho 2, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoCurso de Engenharia Civil: carreira, como funciona, o que estuda

Curso de Engenharia Civil: carreira, como funciona, o que estuda

- Advertisement - Afiliagram Pro

A Engenharia Civil cuida da concepção, projeto, construção, operação e manutenção de estruturas e infraestruturas essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Se você quer saber como é o curso de Engenharia Civil, leia este artigo até o final para entender como funciona.

Na sociedade atual, as construções, obras hidráulicas e redes de infraestrutura estão entre os bens duráveis ​​mais importantes. Elas têm valor intrínseco pelo papel que desempenham no desenvolvimento econômico e social de um país.

Dessa forma, a realização destes trabalhos exige a satisfação de níveis elevados de segurança. Envolve, também, o uso de recursos naturais e o consumo de energia que afetam de modo significativo a economia e o meio ambiente.

Entre as responsabilidades do engenheiro civil está, portanto, também a de atuar para que todos esses processos se desenvolvam segundo padrões sustentáveis.

Para saber mais sobre essa profissão, continue lendo!

Entenda como é o curso de Engenharia Civil

A preparação de um engenheiro civil tem bases sólidas de matemática, física, química e sistemas de informação.

Abrange todos os setores que caracterizam uma área disciplinar: ciência e tecnologia da construção, geotecnia, hidráulica e construções hidráulicas, infraestruturas rodoviárias e de transportes, topografia e cartografia .

Os objetivos do curso visam trabalhar com:

  • Concepção;
  • Construção;
  • Operação;
  • Manutenção;
  • Reestruturação e desmantelamento de edifícios e infra-estruturas;
  • Detecção e controle.

Ou seja, o engenheiro civil trabalha nas diversas etapas da construção de edifícios, residências, pontes, túneis, barragens, estruturas civis para fins industriais, captação de água, estradas, ferrovias, portos e aeroportos.

O que estuda o curso de Engenharia Civil

- Advertisement - Afiliagram Pro

A faculdade de Engenharia Civil tem duração de 5 anos.

O graduando se aprofunda em conhecimento de matemática e física, além de adentrar em aspectos das ciências naturais (química e geologia), que são relevantes para a formação.

Ele deve também dominar os modelos matemáticos que dizem respeito à mecânica dos sólidos e fluidos e à descrição geométrica do espaço.

Nesse sentido, é possível formular métodos de cálculo para construções em concreto armado, aço, terra e obras.

Há também uma série de conhecimentos complementares, mas não menos importantes, como, por exemplo: tecnologia da informação, tecnologia de materiais, economia, aspectos ambientais da engenharia civil.

No curso de Engenharia Civil, os primeiros semestres são dedicados à formação técnica e, depois, vão se desenvolvendo habilidades práticas.

Hard e soft skills: o que o engenheiro civil deve ser capaz de fazer

As competências de um engenheiro civil podem ser, como em todas as profissões, distinguíveis em duas categorias: hard skills e soft skills.

Hard skills são habilidades específicas que envolvem o know-how da profissão. Já as soft skills são habilidades mais gerais e não são mensuráveis, se referem mais ao comportamento.

Vamos ver então quais são as hard e soft skills essenciais para um engenheiro civil.

Hard Skills

As habilidades específicas são ensinadas na faculdade. O engenheiro civil terá que lidar com:

  • Técnicas de cálculo, inspeção e levantamento
  • Softwares
  • Matemática avançada e trigonometria
  • Conhecimento de leis e regulamentos nacionais para o setor de construção
  • Outras

Soft skills

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

As competências de soft skills exigidas para um engenheiro civil são muito semelhantes às exigidas para outras profissões:

  • Busca contínua e rápida de soluções para resolver problemas
  • Habilidades interpessoais e comunicativas
  • Capacidade de organização e de gerir de tempo e recursos
  • Boa capacidade de liderança e de motivação de equipe

Perspectivas de carreira e mercado de trabalho

Trabalho em construtoras

Para quem fez o curso de Engenharia Civil e vai começar no mercado, é possível trabalhar, por exemplo, em construtoras.

Como funcionário, há riscos financeiros mínimos nesse caso (devido ao salário regular) e ele poderá entrar em contato com inúmeros projetos e profissionais que vão enriquecer sua formação.

Ao longo de 5 a 8 anos de trabalho, é possível ao engenheiro civil desenvolver competências que o fazem aspirar a uma posição mais significativa dentro de uma carreira de construção.

Ele pode cuidar de todo um projeto de grande porte: nesse caso, ele assumiria o papel de gerente de projeto, o responsável e supervisor de todo o processo.

Autônomo

Os engenheiros podem trabalhar também como autônomos, quando são contactados diariamente por empresas e particulares para desenvolver projetos. Neste caso, há a possibilidade de trabalhar sozinho ou em conjunto com outras pessoas.

Professor

Uma carreira como professor universitário também é bastante interessante. Neste caso será necessário prestar concursos públicos, no caso de universidade pública, ou se candidatar a uma vaga em faculdades particulares.

Energia verde

Ao fazer o curso de Engenharia Civil, você pode também trabalhar com a energia verde. Essa área lida com usinas fotovoltaicas, sistemas eólicos ou de transformação de água em eletricidade e usinas nucleares, que são o verdadeiro futuro da economia e da energia.

Um número cada vez maior de países busca soluções menos impactantes ao meio ambiente que possam reduzir o desperdício, o consumo e a poluição da água, do ar e do solo.

Certamente, os engenheiros que trabalham nesse setor terão muitas oportunidades, pois empresas e países estão em busca de profissionais que possam auxiliá-los na economia verde e nos planos de redução da poluição.

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!