segunda-feira, julho 4, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoCurso de Fisioterapia: saiba como funciona

Curso de Fisioterapia: saiba como funciona

- Advertisement - Afiliagram Pro

O que você precisa fazer para se tornar fisioterapeuta? E como funciona o curso de Fisioterapia?

Uma dúvida frequente entre os que querem ingressar na área de saúde é o que você precisa fazer para se tornar um verdadeiro profissional do setor, não é mesmo?

Hoje vamos falar sobre como é esta profissão, qual é o perfil desse profissional e como se destacar no mercado. Continue lendo!

Como funciona o curso de Fisioterapia: o que faz um Fisioterapeuta

Todo fisioterapeuta é, antes de tudo, um trabalhador da saúde. Na prática, se ocupa do cuidado e da recuperação física e motora de seus pacientes.

Sua intervenção é necessária sempre que alguém, após um trauma ou problema físico, precisa recuperar a consciência e a agilidade nos movimentos.

Logo, as principais tarefas do fisioterapeuta podem incluem:

Reabilitação de habilidades motoras

O fisioterapeuta faz a intervenção que visa a recuperação das funções físicas ou das partes do corpo que precisam ser reeducadas em movimento por meio da ação direcionada de um profissional.

Nestes casos, portanto, ele atua monitorando qualquer melhora (ou piora) do paciente. E sempre procurando garantir a evolução em relação à situação inicial.

Isso permitirá que o paciente, de tempos em tempos, tenha um quadro clínico claro. E, se julgar apropriado, o fisioterapeuta pode adaptar sua terapia às necessidades da pessoa que está acompanhando.

Recuperação ou desenvolvimento de funções cerebrais

- Advertisement - Afiliagram Pro

Outro ponto relevante para entender como funciona o curso de Fisioterapia.

Quando ocorre uma lesão cerebral ou quando determinado trauma compromete as funções cerebrais e do sistema nervoso de um indivíduo, o papel do fisioterapeuta torna-se de fundamental importância.

São situações delicadas e complexas, que estressam muito o paciente. Trabalhar constantemente com um fisioterapeuta torna-se indispensável nesses casos para a recuperação.

Terapias para reeducação física e mental

O fisioterapeuta, antes de cuidar de seu paciente e acompanhá-lo durante todo o processo de reabilitação, deverá estudar o caso que lhe é confiado para reeducação física e mental.

E, consequentemente, encontrar a terapia mais adequada. Resultados concretos não podem ser alcançados sem levar em consideração as necessidades e problemas da pessoa que está sendo tratada.

Nesse sentido, cada programa de reabilitação ou terapia deve, portanto, ser elaborado ad hoc. E, se necessário, arranjado e coordenado com as melhorias do paciente ou possíveis reclamações.

O que é necessário para ser um fisioterapeuta?

Para ser um fisioterapeuta é necessário fazer o curso de Fisioterapia que tenha diploma reconhecido no MEC.

Ao entender como funciona o curso de Fisioterapia, a grade curricular se inclui nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Bioquímica, Anatomia, Biofísica, entre outras.

Além disso, é necessário que o fisioterapeuta tenha o devido registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Essa profissão possui regulamentação legal. A lei que a rege é a 989/69.

Oportunidades de trabalho ao fazer curso de Fisioterapia

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Para graduados em Fisioterapia, as oportunidades de trabalho hoje são muitas no setor público e no privado.

Essa é uma área que sempre demanda profissionais, pois, além de ser um campo abrangente, há sempre pessoas que sofrem lesões em atividades físicas ou mesmo em acidentes.

Além disso, como já vimos anteriormente, há diversos setores de atuação nos quais a presença deste profissional é indispensável.

Portanto, é possível trabalhar em uma unidade de assistência hospitalar, por exemplo e, como alternativa ou concomitantemente, o fisioterapeuta pode atuar como um profissional na área privada ou como autônomo que presta assistência mediante solicitação.

Um fisioterapeuta é geralmente chamado para realizar sua atividade dentro de:

  • estruturas de saúde e assistência social, como hospitais públicos, clínicas privadas , clínicas médicas ou estruturas privadas credenciadas;
  • residências de saúde, como lares de idosos, deficientes físicos;
  • locais de bem-estar dedicados à recuperação psicofísica da pessoa, como spas, ginásios e clubes desportivos.
  • institutos de pesquisa, se e se a sua intenção é continuar seus estudos, fazendo pesquisas e experimentação científica em sua área de especialização.

Quanto tempo dura o curso de fisioterapia?

Se você quer saber como funciona o curso de Fisioterapia, ele tem duração média de 4 a 5 anos. Durante esse período, outra dúvida frequente é a seguinte: quais são as matérias?

Ao longo da graduação, o aluno lida com matérias da área de saúde. Dessa forma, algumas das matérias são: Neurofisiologia, Biofísica, Anatomia, Traumatologia, Massoterapia, entre outras.

Em geral, a partir do segundo ano na faculdade o aluno começa a ter aulas mais práticas e em laboratório.

Assim, é possível aplicar o conhecimento teórico. Por exemplo, nessa fase você aprenderá técnicas com utilização do calor, a exemplo da termoterapia, ou do frio para o tratamento de pacientes.

Por fim, já nos últimos anos os alunos passam por um estágio obrigatório supervisionado. Com isso, podem atuar em clínicas e realizar atividades vinculadas à formação profissional.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Essa etapa é essencial para que o graduando tenha seus primeiros contatos com o mercado de trabalho.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!