sábado, julho 2, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoCurso de Psicologia: vantagens e desvantagens

Curso de Psicologia: vantagens e desvantagens

- Advertisement - Afiliagram Pro

Você está em dúvida se deve ou não estudar psicologia? Neste artigo, vamos falar das vantagens e desvantagens do curso de Psicologia.

Talvez você esteja se questionando se quer mesmo seguir este caminho, pois é natural nessa fase de escolher uma carreira que se tenham várias opções e não se saiba exatamente qual curso escolher.

Porém, de forma alguma a intenção é apenas convencê-lo ou desestimulá-lo, pois cabe a você avaliar os prós e os contras e decidir, não é mesmo?

Então, continue lendo para saber mais sobre este curso!

Vantagens e desvantagens do curso de Psicologia

Vantagens

1 – Diversos campos de atuação

A psicologia é uma profissão que envolve diferentes paradigmas e escolas de pensamento. Entre eles, psicanálise, humanismo, behaviorismo, gestalt, cognitivismo.

Além disso, no curso de Psicologia você tem diferentes abordagens às quais pode se especializar. Por exemplo, Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica, Psicobiologia, Psicologia Social, entre outras.

Portanto, o psicólogo não é apenas a figura comumente conhecida que atende pacientes em uma sessão no divã.

Ao analisar as vantagens e desvantagens do curso de Psicologia, é interessante lembrar que existem diversos tipos de atividade possíveis, como na área educacional, judicial, criminológica, comunitária ou recursos humanos.

Portanto, você já sabe que tem muitas opções para escolher no mercado de trabalho e poderá se especializar com uma atividade com que se identifica neste amplo cenário.

2 – Melhorar seu desenvolvimento pessoal

- Advertisement - Afiliagram Pro

Outro ponto positivo que atrai um grande número de adeptos para o curso de Psicologia é a possibilidade de melhorar o próprio desenvolvimento pessoal.

Neste curso, você estuda os fatores psíquico e do ambiente que tornam uma pessoa mentalmente saudável ou com lacunas a resolver. Mas, além de aprender os conceitos para ajudar os outros, você pode também usar esses conceitos em sua vida.

Em outras palavras, para entender as vantagens e desvantagens do curso de Psicologia, todos os conhecimentos sobre a saúde da mente que você adquiriu serão úteis para toda a vida. Este é um benefício que realmente encanta os estudantes de psicologia.

Na verdade, sabe-se que o sucesso na vida não está desvinculado do fator psicológico. E, se alguém não tem a atitude e a maneira de pensar adequadas, dificilmente obterá esse sucesso.

3 – Aprimorar seus relacionamentos pessoais

Os relacionamentos pessoais estão entre as áreas mais relevantes ao longo da vida. O ser humano é um social por natureza. E é por isso que a psicologia analisa não apenas o indivíduo, mas o contexto em que vive e a relação com as pessoas com quem convive.

Se você estudar psicologia com dedicação, perceberá que o conhecimento adquirido permite que você melhore também seus relacionamentos pessoais.

Inclusive, alguns cursos de graduação exigem que o próprio estudante faça sessões com um psicólogo, às vezes disponibilizado na própria faculdade, para que ele conheça na prática como é “estar do outro lado”.

Ao estudar a dinâmica do comportamento humano e aprender a lidar com diversas situações de conflito que surgem no âmbito psicológico, você também aprende a aplicar o aprendizado na própria vida pessoal, de forma a poder ajudar efetivamente seus pacientes.

Desvantagens

1 – Restrições durante a pandemia

Durante a pandemia, houve restrições de atendimentos em clínicas psicológicas, o que se reflete nas oportunidades de trabalho para quem deseja atuar nessa área. Este é um ponto relevante ao se analisar as vantagens e desvantagens do curso de Psicologia.

Apesar de ser um mercado amplo com oportunidades em diversas aéreas, é também competitivo. E, com a Covid-19, as perspectivas se tornam mais restritas, o que vale também para outras profissões.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Embora tenham surgido alternativas online de atendimento, muitas pessoas não confiam ou não se adaptam bem a este formato de sessão com um psicólogo.

Apesar disso, existem boas perspectivas para o período pós-pandemia, pois, devido ao isolamento social, o quadro de depressão se agravou na população durante a pandemia, bem como outros conflitos psicológicos, como ansiedade.

2 – A profissão pode ser mentalmente estressante

Os profissionais de psicologia, em especial os psicólogos clínicos, lidam diariamente com pessoas que têm distúrbios psicológicos graves.

Doenças como TOC, depressão, esquizofrenia e bipolaridade, por exemplo, embora muitas vezes necessitem de tratamento psiquiátrico, são tratados também de forma complementar por psicólogos.

Nesse sentido, um terapeuta que recebe muitas pessoas deprimidas todos os dias pode ser afetado por isso. E, como resultado, este contato constante com problemas psicológicos dos pacientes pode ser estressante.

É por isso que é tão importante que você já saiba com antecedência que terá que lidar com essas situações em sua profissão.

E, portanto, precisará ter equilíbrio da mente para que o fato de ser “bombardeado” pelos problemas psicológicos alheios não interfira na sua qualidade de vida psicológica.

O que achou das dicas sobre as vantagens e desvantagens do curso de Psicologia? Você se identifica com essa área de atuação? Conte abaixo nos comentários!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!