terça-feira, julho 5, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoCurso de Veterinária: o que estuda, como funciona e a quem se...

Curso de Veterinária: o que estuda, como funciona e a quem se destina

- Advertisement - Afiliagram Pro

Se você deseja saber como é o curso de Veterinária, está no lugar certo! Neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber para ingressar nesta profissão.

Como você já deve saber, quem opta por essa área possui afinidade com os animais, não apenas os de estimação, mas dos animais enquanto seres da natureza que precisam de cuidados e proteção.

Por isso, se você deseja ter uma carreira como veterinário, leia as informações a seguir para esclarecer suas dúvidas!

Como é o curso de Veterinária

O curso de Veterinária envolve aulas teóricas, atividades práticas e estágios para a vivência da profissão no mercado de trabalho.

Esta abordagem de ensino garante ao graduado a aquisição dos conhecimentos teóricos e práticos necessários ao exercício da profissão em todas as suas facetas, tais como:

  • a fazenda e a clínica de animais de estimação e animais selvagens;
  • vigilância epidemiológica;
  • o controle de alimentos de origem animal, a fim de garantir sua salubridade para a segurança humana;
  • bem-estar animal;
  • o manejo produtivo e reprodutivo das espécies;
  • nutrição animal destinada à produção de alimentos à agricultura sustentável;
  • salvaguardar espécies ameaçadas de extinção.

Os profissionais que optam pelo curso de Veterinária são movidos por uma grande paixão pelo cuidado com os animais.

Além disso, trata-se de um campo vasto. Existem perfis que vão desde o médico veterinário, educador de cães, especialistas em técnicas reprodutivas na pecuária, cuidados de doenças e enfermidades até pesquisadores da área.

Perfil de quem faz o curso de Veterinária

O principal objetivo do curso de medicina veterinária é formar futuros veterinários. Ou seja, profissionais com as competências teóricas e práticas adequadas sobre o mundo animal.

É verdade que para fazer a graduação é preciso estar motivado por uma grande paixão pelos animais. Mas é igualmente verdade que, por vezes, a paixão não basta.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Os veterinários são pessoas altamente especializadas e, dependendo da área em que atuam, devem ser capazes de gerenciar emergências, operar e realizar pesquisas científicas.

Eles também devem ser capazes de gerenciar muito bem o estresse e os relacionamentos com os donos ou proprietários dos animais.

Em suma, não se trata apenas de lidar com animais, mas também com medicina, pesquisa e pessoas.

Diante disso, para se tornar um profissional completo, o curso de veterinária irá desafiá-lo com exames que avaliam profundamente o conhecimento científico.

O que você estuda em Veterinária?

Estruturado em um ciclo com a duração de 5 anos, o percurso formativo em Medicina Veterinária divide-se entre aulas, exercícios práticos, atividades laboratoriais e estágio.

A primeira fase é dedicada à aquisição de conhecimentos científicos básicos. Especificamente, estamos falando de assuntos como fundamentos de bioquímica, anatomia, zoologia, entre outros.

Depois segue-se o aprofundamento do conhecimento de disciplinas como zootecnia, anatomia patológica, cirurgia, doenças infecciosas ou farmacologia estritamente relacionadas à área veterinária.

E, nos semestres finais do curso, há o estágio supervisionado. O estágio pode ser realizado nos laboratórios e ambulatórios da faculdade ou em órgãos públicos e privados conveniados, sob orientação de um tutor.

O objetivo destas atividades é a aquisição de competências práticas adequadas para complementar os conhecimentos teóricos previamente adquiridos.

Como é o mercado de trabalho?

Adquirindo conhecimentos sobre epidemiologia, terapia e bem-estar animal, bem como o estudo de produções animais e análises clínicas sobre os mesmos, os graduados em Medicina Veterinária poderão trabalhar no setor privado, público ou como pesquisadores acadêmicos.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Para exercer o registro no registro profissional é necessário. Este profissional não trabalha apenas em clínicas veterinárias ou em fazendas de produção e abate de animais.

Ele terá a oportunidade de trabalhar em instituições de investigação públicas e privadas, em laboratórios de análises, em universidades ou prestar consultoria nas indústrias farmacêutica, zootécnica, de rações e de transformação de alimentos de origem animal.

O que é um curso técnico em Veterinária?

Diferentemente do curso de Medicina Veterinária, o curso técnico, que também possui o aval do MEC, fornece os conhecimentos que o profissional vai aplicar enquanto auxiliares veterinários.

Uma das vantagens de optar por esse curso é devido à sua curta duração, em torno de um ano e meio. Portanto, é ideal para quem deseja se qualificar em um curto período de tempo.

E, também, para quem não deseja se aprofundar em todos os meandros deste campo de atuação, mas apenas em áreas específicas.

Dessa forma, esses profissionais trabalharão como assistentes em clínicas especializadas, hospitais, hotéis para pets e pet shops.

Além disso, o técnico veterinário também precisa de registro no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Nesse sentido, a prática é reconhecida no mercado e o técnico poderá atuar em regularidade às normas vigentes.

Outra vantagem do curso técnico é que os custos de formação são menores. Portanto, amplia as oportunidades para quem não pode pagar por uma faculdade.

Por outro lado, caso seu interesse seja em fazer medicina veterinária, há também financiamentos oferecidos em programas do governo, por exemplo.

Espero que essas informações tenham te ajudado a escolher que caminho seguir!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!