terça-feira, junho 28, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoFui reprovado na entrevista de emprego: como lidar com isso?

Fui reprovado na entrevista de emprego: como lidar com isso?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Existem muitas questões que entram em jogo quando você consegue a vaga para a qual se candidatou. Então, se você foi reprovado na entrevista de emprego, é normal surgir um sentimento de insegurança e até angústia.

Porém, não perca de vista o seu objetivo, mesmo se houver uma decepção profunda. Essa é uma experiência que todos enfrentam algum dia.

A entrevista de emprego que deu errado é uma das etapas que ninguém gostaria de vivenciar. Mas isso faz parte do jogo.

Você não pode começar sua procura de emprego sem levar em conta a possibilidade de outro candidato pode se sair melhor.

Uma reprovação na entrevista, no entanto, contribui para sua experiência e crescimento pessoal.

Afinal, uma nova perspectiva pode surgir de algo negativo. Isso o ajudará a melhorar para futuras entrevistas.

Fui reprovado na entrevista de emprego: o que fazer na próxima entrevista?

Não se concentre no pior

O primeiro passo é manter a tranqüilidade. Em geral, o problema real não é o resultado, mas a expectativa de uma resposta positiva.

Antes de saber o resultado, os dias passam e nenhuma notícia chega, levando a um quadro que aumenta a ansiedade.

Essa preocupação existe porque é normal querer um feedback após a entrevista de emprego.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Em parte dos casos, os examinadores avisam o candidato sobre o momento de uma possível resposta, negativa ou positiva.

Mas quando você não consegue a vaga, muitas vezes não recebe nenhuma resposta e, dessa forma, não sabe onde falhou. Mas não se concentre no pior, apesar disso.

Cause uma boa impressão

Para quem foi reprovado na entrevista de emprego, vale a pena avaliar essa questão.

A primeira impressão, em geral, é aquela que conta e se forma em menos de 10 segundos após um primeiro contato entre você e o recrutador.

São os detalhes que marcam a diferença. Por exemplo, em nenhuma hipótese chegue atrasado ou sem ânimo para a entrevista.

Não fique de braços cruzados, não apareça com o cabelo desarrumado ou com roupas pouco profissionais.

Se estiver em dúvida sobre que roupa utilizar, pergunte-se sobre o “código de vestimenta” da empresa antes de fazer a entrevista.

Certifique-se de estar preparado

 Não estar preparado para as perguntas mais comuns feitas durante um processo de seleção fará toda a diferença entre a sua aprovação ou reprovação.

Isso influencia na boa impressão que o recrutador faz de você. Na internet você encontra diversas sugestões que podem te ajudar nesse sentido. Então, não existe nenhuma desculpa para você negligenciar esse aspecto.

Além disso, é muito importante conhecer a empresa para a qual você está se candidatando.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Quais são seus principais produtos ou serviços? Como se posiciona no mercado? Que tipo de negócio realiza?

Mostre real interesse

Essa dica é muito importante para quem foi reprovado na entrevista de emprego.

Parece trivial, mas mostrar um interesse genuíno pelo emprego ao qual está se candidatando pode fazer a diferença entre você e seu concorrente aos olhos do recrutador.

Demonstre na entrevista que você conhece a empresa, que sabe como trabalhar naquela área, mesmo que tenha pouca experiência.

Para isso, faça uma pesquisa sobre a empresa e sobre o cargo destinado à vaga antes da entrevista.

Preste atenção à sua presença online

As contas de mídia social são uma ótima maneira de expressar suas idéias e opiniões. No entanto, na ausência de um contexto apropriado e algumas informações podem ser mal interpretadas e ser contraproducentes durante o processo seletivo de emprego.

Logo, faça imediatamente uma rápida pesquisa nas suas redes sociais e no Google para verificar se a sua presença online está em conflito com a sua imagem profissional.

Para melhorar as possibilidades de se posicionar no mercado de trabalho, se você tiver um site no qual cria conteúdos relacionados à sua área de atuação, isso é um ponto bem positivo.

Pergunte a si mesmo se é o emprego certo para você

Outro ponto relevante para quem foi reprovado na entrevista de emprego.

Você já levou em consideração que talvez esteja procurando emprego no lugar errado ou que o emprego que procura não é o certo para você?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Ou que não é o momento certo ou que você não se encaixa naquele perfil? Tudo isso é muito relevante, pois as escolhas erradas que você faz podem influenciar no resultado da entrevista.

Aprenda a se “vender” bem

Muitas vezes, candidatos brilhantes perdem grandes oportunidades porque não usam estrategicamente a habilidade de se “vender”.

Mas isso não significa que você deva inventar habilidades que não tem. Em vez de apenas falar sobre as habilidades e experiências já presentes em seu currículo, pode ser ainda mais útil expor algum elemento específico de sua formação que pode torná-lo o melhor candidato aos olhos do recrutador.

Então, examine cuidadosamente a descrição da função exigida. Há algumas ideias muito úteis para entender como suas experiências anteriores podem estar mais bem de acordo com o perfil procurado.

Peça feedback

Embora nem sempre seja fácil, uma entrevista que não funcionou é uma oportunidade para aprender como melhorar a forma como abordamos os processos de seleção.

Pedir ao recrutador feedback sobre como foi a entrevista do ponto de vista dele é uma ferramenta valiosa para entender como ajustar esse cenário.

Assim, da próxima vez você pode trabalhar melhor os pontos que foram falhos na entrevista que não deu certo. Então, se você foi reprovado na entrevista de emprego, não desanime, pois outras oportunidades surgirão!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!