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Gatilhos Mentais – Como Aplicá-los Na Estratégia De Marketing?

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Gatilhos mentais são técnicas de estímulos cerebrais que incentivam pessoas a realizarem ações. Quer vender mais? Veja como aplicá-las!

Você até pode não reconhecer tais técnicas no primeiro momento, mas certamente já esteve em algumas situações onde usam para te vender algo.

Por exemplo, você já fez uma compra por impulso e depois ficou se perguntando porque adquiriu aquele item que nem precisava tanto no momento? É bem provável que tenha sido alvo de um gatilho mental.

Outro exemplo simples de como essa técnica de persuasão é valiosa para os negócios é quando um consumidor sabe que encontrou a solução para o problema, mas não se decide.

Quantas vezes eu já havia me decidido por algo, mas fiquei protelando a compra?

Nesse caso o gatilho de escassez é o ideal e costuma dar ótimos resultados.

A saber, é possível se valer dessa estratégia tanto em negócios físicos quanto nos digitais. A diferença é que em lojas online ou páginas de venda tudo fica acessível 24 horas por dia.

Por outro lado, em uma loja física quem precisa aprender como aplicar os gatilhos mentais são os vendedores, o que acaba sendo mais trabalhoso, pois é necessário repetir com cada cliente.

Precisa aumentar o engajamento das suas páginas online ou redes sociais? Que vender mais? Então confira as dicas que vou te passar a seguir.

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O Que São Gatilhos Mentais?

A maioria das pessoas não sabem, mas nosso cérebro pode ser estimulado a tomar decisões e os gatilhos mentais são ferramentas eficientes para isso.

Na condição de seres humanos, somos todos influenciáveis. Desse modo, em uma estratégia de marketing, o segredo é descobrir quais estímulos são indicados em cada caso.

Em tese, se você descobre como o cérebro funciona e possui dados sobre o problema do consumidor, já é meio caminho andado.

Além disso, é importante trabalhar com outras informações que nos ajudam a definir qual gatilho usar. Basicamente, informações sobre poder aquisitivo, idade, localização, etc.

Gosto  de esclarecer que, diferente do que muitos dizem, usar gatilhos mentais no marketing não significa enganar o consumidor. Estamos trabalhando com persuasão ou influência.

Então, entenda que o nosso cérebro é que decide se vamos comprar algo, em qual momento e em quais condições. O que podemos fazer, já que desejamos vender, é influenciar.

De acordo com o Livro “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, do autor e psicólogo Daniel Kahneman, temos dois mecanismos de tomada de decisão:

  • O rápido, automático e subconsciente: afetado por nossas emoções, pelo psicológico, pré-conceito e outros comportamentos com pouca racionalidade;
  • O devagar: este é lógico e calculista, ou seja, consegue ponderar diferentes cenários e atua com mais esforço do raciocínio;

Geralmente, uma compra que não afeta muito o financeiro é decidida pelo primeiro sistema. Por outro lado, aquisições mais importantes e arriscadas, como a compra de um imóvel, ou uma bolsa de grife, ficam com o segundo sistema.

Vou te dar um exemplo simples… A compra de um guarda chuva que custa 20 reais em um dia que somos pegos de surpresa por uma chuva na rua é uma decisão fácil de tomar.

E com base em quê você compraria esse guarda-chuva? Sem dúvida, com base na emoção e na urgência.

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Já para a decisão de trocar de carro, levamos mais tempo pensando e fazendo cálculos. Afinal, é muito dinheiro gasto para depois se arrepender.

Não é complicado entender! A partir do momento em que conhecer cada um dos gatilhos vai descobrir como aplicá los em suas ações de vendas.

Quais Os Seus Benefícios?

Copýwriting é uma técnica cujo objetivo é persuadir o consumidor através de conteúdo específico. Desse modo, os gatilhos mentais são essenciais na hora de escrever.

Uma boa copy é definida, entre outras coisas, pelo uso e uso adequado de um gatilho mental ou mais.

O principal benefício dessa técnica é otimizar as ações de vendas. Isso porque nem sempre quando o produto é de qualidade e a marca é reconhecida, conseguimos vender bem.

Sendo assim, mesmo que o plano de vendas seja seguido de forma minuciosa, precisamos incentivar as pessoas a comprarem. Já imaginou o que seria das marcas de tênis se o consumidor só voltasse a comprar quando o calçado rasgasse?

Logo, se você deseja aumentar as vendas, manter esse fluxo de forma permanente e ainda fidelizar seus clientes, precisa usar copy e gatilhos mentais.

Os Principais Gatilhos Mentais e Como Aplicá-los

Agora que você já sabe qual a importância dos gatilhos mentais para as vendas, vamos conhecer os principais e a seguir, como aplicá-los!

  1. Escassez: este é um dos gatilhos mais usados no mercado e sua função é lavar o consumidor a um sentimento de perda.

Não é um exemplo que podemos usar de forma indiscriminada, pois as pessoas vão desconfiar se você passar um mês dizendo que tal produto está acabando.

No entanto, a loja de calçados vai vender mais rápido se colocar no site ou em um panfleto que só tem 10 pares daquele tênis tão desejado.

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  • Urgência: o gatilho da escassez nós podemos usar para explorar um dos padrões de comportamentos mais comuns no ser humano, a procrastinação.

A maioria das pessoas sempre deixa para fazer as coisas na última hora, inclusive as compras, então, resolvemos com esse.

Desse modo, apresente um super desconto naquele produto e avise que vai durar apenas 2 dias!

  • Social: sem dúvida, o gatilho mental social é um dos mais importantes.

O ser humano é, naturalmente, um ser social. Deseja fazer parte de um grupo e deseja sempre se encaixar.

A dica aqui é fazer com que os clientes em potencial acreditem que precisam daquele produto porque o mesmo vai facilitar seu pertencimento a um ou mais grupos sociais.

Sabe aquela marca que todo mundo está usando? Certamente quem ainda não tem sonha, para poder se igualar aos amigos.

Você pode dizer que o serviço oferecido é o mais indicado por especialistas.

  • Prova social: esse faz referência a quanto valor tem o que você oferece tem valor, ou seja, o quanto agrega valor à vida dos usuários.

Que tal convidar para que façam parte do seu grupo com mais de 500 alunos? Os depoimentos também são eficazes!

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T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
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