domingo, julho 3, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioMarketingMarketplace - O Que É? Como Funciona? Quais As Vantagens? Exemplos

Marketplace – O Que É? Como Funciona? Quais As Vantagens? Exemplos

- Advertisement - Afiliagram Pro

Quer começar um negócio, mas não pode investir muito? Conheça o marketplace, veja o que é, como funciona, vantagens e os mais populares.

Os marketplaces são considerados hoje em dia um dos modelos mais lucrativos do mercado. O mesmo veio para democratizar o mundo das vendas online e você vai saber o porquê.

Bem… Se eu te perguntar agora qual o principal obstáculo para começar a trabalhar no comércio, o que você responderia?

Decerto, a maioria das pessoas que têm o sonho de empreender respondem que o empecilho é a falta de dinheiro para investir.

Agora, você sabe quais são os principais gastos para abrir uma loja no comércio? Posso te garantir que os maiores gastos são com aluguel de ponto, salário de funcionários e estoque.

Caso pesquise em algum blog sobre como driblar esses obstáculos, vão te dizer que basta criar uma loja virtual ou e-commerce. Sim, estas duas versões de negócios são mais práticas e baratas, mas ainda sim exigem algum gasto.

O e-commerce é o que requer maior investimento inicial, mesmo sendo online. Por outro lado, a loja virtual pode ser criada em pouco tempo e as mensalidades não são tão caras.

Ainda assim, existem iniciantes que não conseguem fazer investimento em uma loja virtual. Nesse caso, podemos optar por começar com um marketplace.

Se você deseja montar um negócio online, mas não pode gastar muito ou não tem experiência com plataformas de venda, veja as informações a seguir.

Qual A Diferença Entre Marketplace e Loja Virtual?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Tanto o marketplace quanto a loja virtual são partes importantes do e-commerce. Contudo, são modelos de negócios com alguns pontos diferentes.

O marketplace funciona como uma espécie de shopping online, já a loja virtual é uma loja com vitrine na internet.

A resposta para quem deseja saber o que é marketplace é simples: trata-se de um shopping virtual. Nele existem diversos vendedores e marcas oferecendo produtos dos mais variados setores.

Da mesma forma como acontece em um shopping tradicional, empresas e empreendedores pagam um aluguel para vender suas mercadorias. A diferença é que aqui o proprietário cobra uma taxa sobre cada venda.

Ainda existem marketplaces que, em vez de cobrar uma comissão, oferecem planos com mensalidades.

Nesse modelo de negócio, o administrador do ambiente digital é responsável pela visibilidade e pelo marketing da do espaço.

Com isso, o empreendedor que escolhe trabalhar em um marketplace experimenta maior alcance e crescimento do negócio. Veja os motivos:

  • Primeiro porque estas plataformas são grandes e investem pesado em marketing digital;
  • Além disso, conseguimos criar uma rede de fornecedores ali mesmo;

Como Funciona?

Caso queira criar um negócio em marketplace, saiba que o processo é bem simples, mas exige o máximo de cuidado.

O primeiro passo é criar um cadastro na plataforma escolhida, ou seja, criar uma página para sua empresa.

Em seguida, deverá cadastrar os seus produtos inserindo todas as informações solicitadas, como: descrição, preço, imagem, etc.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Assim que concluir estas duas etapas, seu negócio e seus produtos passarão a ser exibidos e divulgados online. Sempre que alguém pesquisar no ambiente ou mesmo no Google, a loja aparecerá.

Mas como falei antes, esse modelo, apesar de simples, exige muita atenção de nossa parte. A começar, é essencial analisar a comissão cobrada, isso porque o valor pode interferir em seus lucros.

Geralmente, essas comissões variam entre 9% e 30% em cada venda concretizada. Essa variação de valores tem relação com o tipo de divulgação que escolhemos na hora do cadastro.

Sendo assim, quanto mais pagamos, mais nossa marca é divulgada para os consumidores.

Assim sendo, é importante prestar atenção e avaliar as seguintes questões:

  • Resistência da margem de lucros em relação ao custo do produto e a comissão cobrada pelo administrador do marketplace
  • O aumento das vendas compensa a redução da margem de lucros?
  • Será mesmo que esse modelo de negócio vai conseguir alavancar seu negócio?

Vale ressaltar também que estes ambientes de negócios não fazem a liberação imediata do valor das vendas. Existe um prazo para isso e costuma variar entre 2 e 45 dias contados a partir da entrega do produto ou da postagem do mesmo.

Outro ponto importante que devemos considerar é a escolha da empresa. A saber, cada uma recebe um público diferenciado e você precisa saber qual o mais vantajoso.

Por exemplo, quem trabalha com artesanato teria melhores resultados em uma plataforma como a Elo7.

Vantagens do Marketplace

Seguramente, o marketplace é uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro vendendo produtos, seja para quem está em redes sociais ou lojas físicas. Então, vamos conhecer as suas vantagens:

Visibilidade

Já parou para pensar como os vendedores do Mercado Livre e da Shopee estão visíveis na internet?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Assim que terminar de ler este post, faça uma pesquisa no Google sobre smartphones ou roupa de cama e veja com atenção os resultados.

Com toda a certeza aparecerão algumas recomendações para lojas em marketplaces e isso ocorre porque há investimento pesado em marketing.

Aumento Das Vendas

Quanto mais um negócio é visto, mais ele vende, não é à toa que quando pensamos em abrir uma loja física, procuramos por pontos movimentados.O mesmo acontece no mundo virtual.

Tendo em vista que seus produtos terão alta visibilidade, certamente conseguirá aumentar as vendas.

Gestão

O processo de gestão aqui também ocorre de forma bem simples. Afinal, não temos que nos preocupar com estratégias de marketing, lidar com estoque ou fabricação.

A não ser que você seja fabricante ou tenha uma loja física e deseja vender online.

Escalável

Um negócio escalável é o sonho da maioria dos empreendedores. Significa que desejamos um empreendimento cujo o número de clientes aumente sem que precisemos aumentar os custos da operação.

Essa é, com toda a certeza, uma das características mais vantajosas do  marketplace.

Exemplos de Marketplace No Brasil

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais as vantagens de apostar em um marketplace, veja exemplos de empresas atuantes no Brasil.

  • Mercado Livre
  • Shopee
  • Elo7
  • Marketplace Facebook
  • Amazon
  • Buscapé
  • magazine Luiza
  • Americanas

Gostou desse conteúdo sobre marketplace? Então compartilhe e ajude a manter o blog!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!