terça-feira, julho 5, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioMarketingO Que é E-commerce? Como Funciona? Vantagens e Desvantagens?

O Que é E-commerce? Como Funciona? Vantagens e Desvantagens?

- Advertisement - Afiliagram Pro

O e-commerce é um dos modelos de negócio modernos que mais cresce no mundo. Saiba o que é, como funciona e vantagens e desvantagens.

Os negócios online se tornaram populares em todo o mundo por diversos motivos, dentre eles, pela facilidade em montar o sistema e também por ser mais barato.

Quando pensamos em um negócio na internet, logo nos vem à mente trabalhar como afiliado, canal no YouTube ou ganhar dinheiro com contas em redes sociais.

Todas estas alternativas são, com toda a certeza, boas opções para quem deseja começar a trabalhar pela internet, mas não são as únicas.

Alguns negócios tradicionais também se modernizaram e passaram a funcionar online. Por exemplo, as lojas de calçados, roupas e outras do setor de comércio.É nesse caso que entra o e-commerce.

Com um e-commerce é possível vender praticamente qualquer coisa online, então siga lendo o artigo e descubra tudo sobre o assunto.

O Que É E-commerce?

Também conhecido como comércio eletrônico, o e-commerce é um modelo de negócio cuja estrutura do processo de compra e venda se dá por meio de ferramentas online.

Significa dizer que um comércio eletrônico tem todas as suas ações realizadas através da internet. Ou seja, a vitrine de produtos é online, o público é atraído na internet e para o site de vendas, a compra e o pagamento também são realizados nesse ambiente.

Desse modo, pressupõe-se que o conceito de e-commerce está muito além da criação de um site onde podemos vender algo.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Um comércio eletrônico está baseado em atendimento ao cliente e vendas, mas também abre o leque para ações de marketing digital, controle de estoque e gestão de finanças.

O fato de ter tudo em um só ambiente digital  de fato, facilita muitas coisas. No entanto, temos aqui, maior complexidade no que se refere a questões relacionadas à logística.

Diferença Entre E-commerce, Loja Virtual e Marketplace

Sim! Existe diferença entre e-commerce e loja virtual. O mesmo também se difere em várias coisas do que chamamos de marketplace.

Um e-commerce apresenta diversos processos que são comuns aos comércios tradicionais. Significa dizer que ele não se limita apenas a uma loja virtual.

Temos aqui um serviço de controle de estoque de produtos, serviços relacionados à logística, bem como equipes responsáveis por vendas e gestão financeira.

Assim sendo, posso dizer que a loja virtual é uma parte importante do e-commerce. Já as redes sociais, blogs e e-mail marketing são canais de divulgação que levam o usuário até a página de vendas.

Por outro lado, o marketplace é considerado uma variação do e-commerce. Aliás, uma variação muito mais atraente, tendo em vista que é um mecanismo simples.

No entanto, nessa variação a loja online não é de propriedade do empreendedor e pode ser responsável por parte da logística quando pensamos em entrega. Também é possível que permita o pagamento no próprio ambiente.

O marketplace é uma opção mais simples para quem deseja vender na internet, pois basta criar uma conta e catalogar seus produtos.

Para que você entenda melhor a diferença entre o e-commerce e o marketplace vou te passar algumas opções dessa variação mais simples:

  • Mercado Livre
  • Elo7
  • Shopee
  • OLX
- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Todas estas plataformas são marketplace e sua principal diferença para o e-commerce é que você pode exibir e vender seus produtos nelas, mas não são sua. Então, se um dia decidirem que vão acabar com o Mercado Livre, você perde sua loja.

Vantagens e Desvantagens

Se a loja física é uma opção mais convencional e a loja online ou marketplace são mais simples, porque escolher um e-commerce?

Será mesmo que ele é mais vantajoso?

A princípio, o que posso te dizer é que assim como qualquer outro modelo de negócio ele possui vantagens e desvantagens. Logo, vou te apresentar para que assim possa tomar sua decisão.

O e-commerce é uma opção mais prática, sem dúvida! E não falo apenas para quem vai montar um negócio, mas também para os consumidores que gostam de pesquisar preços e qualidade de produtos.

Sendo assim, Confira algumas vantagens:

  • Os produtos podem ficar exibidos 24 horas por dia, todos os dias;
  • O consumidor, pode analisar o produto quando quiser e quantas vezes julgar necessário;
  • Podemos comprar a qualquer hora e de qualquer lugar;
  • O fato de não gastar com contas fixas e aluguel permite preços mais competitivos;

Embora muitos pensem que o preço é mais importante, segundo especialistas, a experiência do usuário é sua principal vantagem.

Quando a empresa foca em educar o consumidor e acompanhá-lo por toda a jornada de compra, é mais provável que ele feche negócio. Com isso aumenta-se as vendas e fideliza-se o cliente com maior facilidade.

Além disso, optar por um e-commerce nos permite realizar ações de marketing, vendas e fidelização gastando bem menos.

Desvantagens

Como coloquei antes, todo negócio possui suas vantagens e desvantagens e com o e-commerce não é diferente. Sendo assim, veja suas desvantagens:

Falta de proximidade com o produto: quando compramos em uma loja física, conseguimos olhar o produto, nos atentamos aos detalhes e até experimentamos.

- Advertisement - Afiliagram Pro

No caso do e-commerce isso não é possível. Só podemos contar com algumas imagens do mesmo e de outras pessoas usando, com isso, a dúvida pode fazer com que desistamos.

Frete: o frete é, com toda a certeza, uma das principais desvantagens desse tipo de negócio. Contudo, é possível dar bons descontos do valor da mercadoria, só assim conseguimos concorrer com as lojas físicas.

Concorrência: enquanto uma lona convencional compete apenas com a cidade e região, um e-commerce concorre com todo o país ou planeta! Sendo assim, é preciso oferecer as melhores condições, preços atrativos e trabalhar bem o marketing.

Espera: a espera para receber a mercadoria também pode ser considerada uma desvantagem, afinal, a ansiedade ou necessidade pode fazer com que as pessoas comprem de lojas próximas.

Temos a opção de sedex, sedex 10, mas estes serviços costumam ser muito caros, o que nos tira as vantagem do preço mais baixo. Em suma, o e-commerce possui algumas desvantagens, mas as vantagens são ainda mais relevantes. Então, se você está começando, não pode investir em um negócio tradicional e deseja obter resultados rápidos, aposte nesta opção.

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!