sábado, julho 2, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoPor que escolher o curso de Engenharia

Por que escolher o curso de Engenharia

- Advertisement - Afiliagram Pro

Quem pretende ingressar na faculdade de engenharia deve, antes de tudo, saber que terá que se aventurar em disciplinas técnico-científicas. Trata-se de um campo do conhecimento com muitas oportunidades. E, por isso, vamos falar por que escolher o curso de Engenharia.

Essa é uma das áreas mais requisitadas no mercado de trabalho, pois responde às necessidades práticas da sociedade aplicando as descobertas das ciências puras em todos os setores.

Na verdade, existem diferentes ramos de especialização ( industrial, civil, química, física, gestão, biomédica, engenharia da informação). Todos baseados em três disciplinas fundamentais: física, química e matemática.

Se você está pensando em se formar em engenharia, neste artigo vamos explicar algumas informações essenciais sobre essa formação.

Como é o curso de Engenharia

Se quisermos dar uma definição ampla de engenharia, podemos dizer que é uma disciplina que visa aplicar conhecimentos e resultados das ciências matemáticas, físicas e naturais para produzir sistemas e soluções capazes de satisfazer as necessidades técnicas e materiais da sociedade.

Dessa forma, aplicam-se normas técnicas, metodologias e projetos, construção e gestão de um ativo físico, um produto ou um serviço.

Existem várias disciplinas de engenharia, cada uma com suas peculiaridades e campos de aplicação.

E, se você pretende se formar neste ramo, é fundamental conhecê-los para poder fazer a escolha certa.

Por que escolher o curso de Engenharia?

Há muitas boas razões para escolher engenharia na universidade. Sabemos que escolher a faculdade certa para ingressar após a graduação pode ser complexo.

A indecisão e o medo de errar são muito frequentes entre os aspirantes a calouros. Bem, a primeira coisa a saber é que, se você optar pela engenharia, terá que gostar bastante de disciplinas técnico-científicas no campo das Exatas.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Engenharia é a escolha certa para você se:

  • Você tem uma forte paixão por Exatas.
  • Quer contar com uma formação de qualidade e conceituada no mundo do trabalho.
  • Você quer fazer especializações.
  • Quer boas oportunidades no mercado.

Qual curso de Engenharia escolher?

O mercado de trabalho hoje está em constante mudança. Ao lado das profissões “clássicas”, surgem cada vez mais novas profissões, graças ao avanço tecnológico e às novas necessidades das empresas.

Esse novo paradigma exige uma série de habilidades que todo profissional do futuro deve adquirir. E a engenharia é uma das áreas do conhecimento que também se insere nessa dinâmica do mercado.

Vamos ver alguns dos diferentes tipos de engenharia:

  • Engenharia Biomédica
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Química
  • Engenharia Física
  • Engenharia energética
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Mecatrônica
  • Engenharia Naval
  • Engenharia Nuclear
  • Engenharia da Computação
  • Outras

Como você pode perceber, existem várias áreas possíveis para escolher na Engenharia. Vamos ver com mais detalhes algumas delas.

Engenharia Biomédica

A Engenharia Biomédica desenvolve e projeta métodos de análise de sistemas biológicos e equipamentos médicos, tanto para prática clínica quanto para pesquisa.

Os principais assuntos deste curso de estudo são química orgânica, biologia e fisiologia, além de gestão de sistemas de saúde.

O engenheiro biomédico é uma figura muito requisitada, no Brasil e no exterior, e pode trabalhar, por exemplo, em estabelecimentos públicos ou privados, lidando com equipamentos biomédicos, e em empresas que fabricam produtos biomédicos ou farmacêuticos.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é uma das graduações antigas, voltada para a construção de edifícios e infraestruturas.

As principais disciplinas do curso são ciência e técnica da construção, cartografia e topografia e hidráulica.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Um engenheiro civil pode especializar-se em vários campos de atuação, desde a engenharia de construção aos transportes, da geotecnia às obras hidráulicas para proteção dos recursos hídricos.

Se você é formado em engenharia civil, pode encontrar trabalho, por exemplo, em empresas de construção, planejamento urbano profissional, em projetos do governo ou em agências de arquitetura.

Engenharia Física

O curso de Engenharia Física é de formação transversal, que estuda o progresso tecnológico por meio da física aplicada.

É uma disciplina muito prática, com exames em estatística, informática, química e telecomunicações.

Por isso, o engenheiro físico, além de seguir uma carreira na investigação acadêmica, pode dedicar-se à indústria de alta tecnologia (nanotecnologia, óptica, nuclear).

Engenharia Industrial

A Engenharia Industrial é o setor que trata da transformação dos recursos naturais utilizando sistemas integrados e automatizados de gestão de materiais e energia.

Dependendo da matéria-prima com a qual você deseja trabalhar, você encontrará um campo de estudo específico que pode abranger, por exemplo, química ou mecânica.

Engenharia Aeroespacial

Se você é fascinado pela conquista do céu e do espaço, a engenharia aeroespacial é um caminho de excelência científica e tecnológica.

A importância e complexidade das atividades aeroespaciais fazem do engenheiro aeroespacial uma figura profissional muito procurada por organismos internacionais.

O programa de graduação distingue-se em engenharia aeronáutica, que se aplica ao projeto de aeronaves (a aeronave comum).

Engenharia Química

- Advertisement - Afiliagram Pro

Neste programa de graduação, a química é aplicada ao projeto e gerenciamento de sistemas industriais para fabricação de produtos químicos, energéticos e farmacêuticos.

O engenheiro químico acompanha todas as etapas do processo, desde o estudo das matérias-primas até a organização dos recursos, o planejamento do sistema produtivo e a proteção da segurança e do meio ambiente.

Devido a essa preparação completa, após a graduação você pode se especializar em diferentes setores, como de alimentos, combustíveis, medicamentos e cosméticos.

Engenharia Mecânica

Esse curso visa formar profissionais dedicados à produção e manutenção de sistemas e componentes mecânicos.

Além de projetar e desenvolver produtos, o engenheiro mecânico lida com instalação, teste, manutenção e trabalho técnico. É um profissional fundamental para qualquer empresa que utilize máquinas complexas.

Este curso de graduação, voltado para a ciência dos materiais e estudos de conversão de energia, forma profissionais que podem ser úteis ​​em muitos setores no mercado.

Então, você já decidiu qual curso de Engenharia quer seguir?

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!