terça-feira, julho 5, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoPor que estudar Educação Física?

Por que estudar Educação Física?

- Advertisement - Afiliagram Pro

No mundo de hoje, muitas doenças são causadas principalmente por um estilo de vida sedentário. Por isso, muitas pessoas sabem que fazer um curso de Educação Física é algo que sempre trará boas oportunidades de trabalho.

A educação física desempenha um papel importante no desenvolvimento humano e é útil para uma melhor vida física, mental, social e emocional.

Ela melhora a nossa aptidão física em todas as fases da vida. Aliás, essa disciplina é obrigatória nas escolas, para que desde cedo os alunos saibam da importância dos exercícios físicos.

Praticar atividade física é um hábito saudável que quanto antes aprendemos melhor. Do movimento derivam uma série de benefícios a nível físico e psicológico comprovados.

Por que o curso de Educação Física é importante?

Com os avanços tecnológicos, é muito fácil esquecer a importância de se manter ativo.

Isso se deve principalmente às inúmeras opções disponíveis de entretenimento em frente às telas de computadores, celulares e tablets. Um problema ainda maior é quando o sedentarismo se alia a um hábito alimentar não equilibrado.

Nesse sentido, o professor ou profissional de educação física orienta os seus alunos em uma ampla gama de atividades esportivas. E instrui pessoas com diferentes níveis de habilidades motoras.

Como é o curso de Educação Física?

O curso de Educação Física tem duração de 4 anos. Quem opta por essa faculdade se depara com disciplinas relacionadas a:

  • Anatomia
  • Biologia humana
  • Fisiologia (três anos)
  • Esportes
  • Atletismo e ginástica
  • Psicologia do desenvolvimento
  • Marketing esportivo
  • Farmacologia
  • Outras

Como pré-requisito para se tornar um professor ou instrutor de educação física é necessário ter conhecimento em:

  • ciências da atividade motora e desportiva;
  • organização e gestão de serviços de desporto e atividades físicas;
  • ciências técnicas das atividades motoras preventivas;
  • ciências técnicas do esporte.

Como é o ensino da Educação Física nas escolas?

- Advertisement - Afiliagram Pro

O ensino escolar visa aplicar a crianças e adolescentes as ferramentas necessárias para crescerem com saúde, no pleno respeito da harmonia psicofísica que pode ser alcançada com a atividade física.

Nesse sentido, a educação física torna-se um meio de aprendizagem cognitiva, com a orientação de um profissional com formação em ciências motoras.

Dessa forma, o esporte se refere a disciplinas destinadas a melhorar o desempenho para fins competitivos.

Já a atividade física, por outro lado, são exercícios com intuito de manter um estilo de vida correto e que visam o bem-estar psicofísico.

Os benefícios da Educação Física

Por que fazer o curso de Educação Física? Existem muitas atividades físicas diferentes pelas quais podemos optar ao seguir essa carreira. Dessa forma, entre os benefícios deste curso, estão os seguintes:

  • A educação física ensina como é importante se tornar ativo e neutralizar os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário.
  • É voltada também para a infância. Isso porque nessa fase o desenvolvimento motor e o crescimento merecem atenção.
  • Facilita a abordagem de todos os conhecimentos necessários sobre o corpo, incluindo fatos bioquímicos, fisiológicos e musculoesqueléticos.
  • No envelhecimento, a educação física adequada permite tratar muitas doenças e preveni-las. A prevenção torna-se muito mais simples com a atividade física.
  • Por meio da educação física se ensina sobre a importância da aptidão física e como podemos nos adaptar.
  • Aprender o valor de estar fisicamente apto é crucial para ter uma melhor qualidade de vida.
  • A educação física também é muito importante por razões estéticas. Condicionamento físico, musculação, dança ou ginástica estão sempre em alta.
  • A atividade física ajuda a liberar tensão, energia, frustração e muito mais.

Como funciona o mercado de trabalho para este profissional?

Além de entender por que fazer o curso de Educação Física, é interessante que você conheça o mercado.

O mercado de trabalho é bastante abrangente. Inclui escolas, academias, empresas, spas, clubes, atendimento em domicílio, escolas de dança, entre outros.

Existem muitas oportunidades, pois não faltam estabelecimentos voltados para atividades físicas, tanto em cidades grandes quanto em cidades menores.

Em geral, o salário médio é em torno de R$ 3.400, mas é possível conciliar mais de um emprego e até mesmo criar sua própria empresa. É recomendado também se especializar em uma área, para ter melhores oportunidades profissionais.

Conclusão

Essa é uma profissão importante na sociedade. Para ter benefícios a longo prazo com exercícios físicos, é necessário consistência no treinamento, determinação e comprometimento.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Os profissionais de Educação Física atuam para fazer do desporto um hábito desde o ensino escolar. Não são apenas atividades recreativas e de lazer, até porque muitas pessoas têm aversão a exercícios físicos, enquanto outras não vivem sem.

Contudo, este profissional atua para garantir amplo bem-estar físico e emocional, em quaisquer idades, para o alcance de uma boa qualidade de vida com um estilo de vida saudável.

Agora você já sabe por que fazer o curso de Educação Física. Você gosta de esportes e está pensando em ingressar nesta carreira?

Conte abaixo nos comentários e compartilhe este post com outras pessoas!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!