terça-feira, julho 5, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoSaiba como é o curso de Arquitetura e qual é o perfil...

Saiba como é o curso de Arquitetura e qual é o perfil profissional

- Advertisement - Afiliagram Pro

Quer saber como é o curso de arquitetura? O arquiteto é uma figura profissional bastante versátil que pode trabalhar em diversos campos de atuação, e não apenas em design de interiores, como se costuma imaginar.

Por exemplo, especialista em planejamento urbano, projeto de construção e arquitetura, restauração de monumentos, projeto paisagístico, entre outros.

Os arquitetos encontram emprego também no setor da construção, além de setores como design e ergonomia.

Entenda como é o curso de Arquitetura e o que estuda

Estudar arquitetura significa abordar a história e a vida contemporânea por meio de sua constituição espacial em todos os níveis. Ou seja, o objeto, a casa, o bairro, a cidade, a região, o território e até mesmo o espaço virtual.

A faculdade de Arquitetura visa formar pessoas culturalmente conscientes e profissionalmente capazes de planejar e controlar as transformações induzidas pelo homem no meio ambiente, considerado em sentido amplo.

Portanto, a figura do arquiteto é a de um profissional projetado no campo do desenho arquitetônico, urbanístico, paisagístico e de restauração, bem como no desenho industrial e nas novas técnicas de comunicação multimídia.

Para entender como é o curso de Arquitetura, os principais temas estudados são:

  • desenho;
  • relevo;
  • geometria descritiva;
  • matemática;
  • estatística;
  • ciências da construção;
  • história da arquitetura;
  • história da arte;
  • restauração;
  • design;
  • outros.

O plano de estudos pode variar de acordo com a universidade onde o programa de graduação se desenvolve.

Além disso, depois de se formar, você pode decidir se especializar em um campo específico.

- Advertisement - Afiliagram Pro

No site da universidade em que deseja ingressar provavelmente você encontra toda a informação relacionada ao curso, bem como programas de pós-graduação.

Como você se torna um arquiteto?

Para que você seja um arquiteto, é preciso fazer a graduação de bacharelado em Arquitetura, cuja duração média é em torno de 5 anos.

Durante o curso, você aprenderá conteúdos tanto da área de humanas quanto de exatas. Ou seja, você terá que aprender a realizar alguns cálculos e proporções matemáticas, além de ter conhecimento sobre desenho e artes gráficas que incluem também as digitais.

Outro ponto que vale a pena mencionar para que você entenda como é o curso de arquitetura é o seguinte. Você vai lidar com conceitos relacionados a urbanismo, conservação de patrimônios, construção, sistemas elétrico e hidráulico, entre outros.

São muitas aulas teóricas e práticas e, dependendo da grade curricular da faculdade, o estágio é obrigatório.

O programa de estudos em Arquitetura pretende dotar o aluno de todas as ferramentas para uma abordagem consciente da profissão.

Em outras palavras, formar um arquiteto capaz de gerir a amplitude e complexidade do conhecimento multidisciplinar.

Um arquiteto imerso no presente, que sabe olhar para o futuro e relacionar-se com o legado do passado tanto em termos culturais como em relação ao património monumental, construtivo, paisagístico e ambiental.

No centro do percurso formativo estão o projeto arquitetônico, suas declinações específicas (composicional, tecnológica e de conservação) e nas diferentes escalas (edifício, urbano e territorial), entendido como um processo crítico e criativo, e com viabilidade tecnológica.

Perspectivas de emprego

Além de saber como é o curso de arquitetura, é importante que você fique por dentro também a respeito do mercado de trabalho, não é verdade?

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Este é um mercado em expansão e não está saturado. Indicadores estatísticos mostram um bom percentual de inserção de arquitetos no mundo do trabalho.

Os graduados podem ser alocados em várias áreas de atuação, por exemplo de natureza urbanística, paisagística, especialista em restauro e conservação, em instituições e organismos públicos e privados, agências especializadas, design e construção.

As principais oportunidades de emprego previstas giram em torno da elaboração de projetos de obras e do direcionamento de sua realização, coordenando outros profissionais e operadores.

Quanto ganha um arquiteto?

No início, na fase pós-universitária, como em todos os empregos, existe uma fase de “aprendizagem” e será necessário trabalhar para obter rendimentos mais baixos, mas é apenas uma questão de “primeira experiência”.

Trabalhar como arquiteto é gratificante e, ao ganhar experiência com o tempo, isso servirá para aumentar seu portfólio.

Se nos primeiros anos você recebe salários menores, o salário médio de um arquiteto no mercado de trabalho é de R$ 4.420.

Quais são as habilidades para ser um bom arquiteto?

Para finalizar, vimos como é o curso de arquitetura e diversos fatores para que você seja um profissional da área.

Para ser um bom arquiteto, é importante ter boa compreensão e capacidade de comunicação, bem como senso crítico e capacidade de síntese.

Entre as principais características da personalidade que são utilizadas na execução do trabalho de um arquiteto há certamente as de natureza artística, mas não só isso.

Ter um bom pensamento lógico trará também vantagens, principalmente quando aliado a um sentido prático.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Então, já decidiu se vai seguir por este caminho? Conte abaixo nos comentários!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!