terça-feira, julho 5, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioNegóciosQual a importância da criatividade para as organizações?

Qual a importância da criatividade para as organizações?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Muitas vezes o processo criativo não é entendido como um processo real de trabalho, mas sim algo relacionado apenas às artes ou a profissões específicas. Por outro lado, você sabe qual a importância da criatividade para as organizações?

Às vezes pensamos que a criatividade é prerrogativa apenas de algumas pessoas, como publicitários ou pintores.

Mas a criatividade, por sua vez, surge de um processo associativo que leva a uma inovação útil em quaisquer áreas da vida.

Afinal, todos nós enfrentamos problemas e, muitas vezes, precisamos de soluções criativas para contorná-los.

Então, para entender melhor como a criatividade é  essencial no mundo corporativo, continue lendo!

Entenda qual a importância da criatividade para as organizações

Produtividade e criatividade andam juntas

Temos a tendência de pensar que criatividade e produtividade são polos opostos, embora, na realidade, se complementem perfeitamente.

É verdade. As empresas que se concentram na criatividade são mais propensas a experimentarem um aumento na produtividade dos funcionários.

E isso faz todo o sentido porque fomentar uma cultura de criatividade motiva e encoraja as equipes a ter um bom desempenho.

Então, qual a importância da criatividade para as organizações na prática?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Em resumo, os funcionários precisarão deixar de lado a lista de tarefas a serem realizadas e encontrar tempo para comparar suas ideias e desenvolver soluções criativas.

Embora seja verdade que uma lista de atividades a serem realizadas em ordem de prioridade permite que você esteja mais focado e satisfeito por ter concluído o trabalho, adicionar uma pitada de criatividade permite que você alcance resultados mais inovadores.

Nesse sentido, as empresas passam a dar mais atenção às ações que envolvem criatividade.

E com uma força de trabalho satisfeita e mais motivada devido ao incentivo para pensar de forma criativa e em grupo.

Se você já participou de dinâmicas de grupo em seleções de emprego em grandes empresas, sabe como a criatividade é um elemento fundamental para que você possa se destacar dos concorrentes.

Os funcionários criativos têm vantagem

A criatividade pode melhorar o desempenho no trabalho. Porém, nem todos exploram totalmente seu potencial criativo.

Que reflexão podemos tirar disso para os colaboradores de hoje e do futuro?

Além do tempo reservado ao pensamento criativo, uma forma de a empresa mostrar sua criatividade é por meio da narrativa.

Ou seja, contando a história da empresa ou de um produto e tornando-o interessante. Ou você pode contar uma breve história na carta de apresentação de uma entrevista de emprego.

Isso responde parte da sua dúvida sobre qual a importância da criatividade para as organizações.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Sim! Não duvide do poder do storytelling. Ele é uma forma criativa de gerar conexão com as pessoas.

A capacidade de contar histórias já foi vista como um talento apenas de escritores. Mas agora se tornou um requisito essencial e um diferencial na profissão.

Um bom contador de histórias tem mais probabilidade de ser ouvido ao apresentar suas ideias e propostas em uma equipe. E, também, de vê-las postas em prática.

Criatividade e negócios: é sempre uma combinação certeira?

Vamos primeiro tentar definir o que criatividade significa. Ela envolve fazer conexões, incomuns ou não, que sejam úteis, usando elementos pré-existentes da realidade, mas combinados uns com os outros em formas novas e originais.

Dessa forma, a criatividade é um fator decisivo de competitividade em que uma empresa deve investir.

Se você deseja saber qual a importância da criatividade para as organizações, é uma competência valiosa para que a produtividade das empresas seja capaz de acompanhar o progresso científico e tecnológico.

Do ponto de vista competitivo, as empresas enfrentam forte pressão de concorrência. Em outras palavras, elas precisam administrar a globalização dos mercados e as demandas exigentes dos clientes.

Para que não estejam despreparadas, é necessário estarem aptas a manter elevada flexibilidade organizacional, bem como adaptabilidade às contínuas mudanças do mercado.

Ou seja, além de preparar um ambiente propício à mudança, as organizações precisam dispor de recursos humanos capazes de empregar doses de criatividade na execução das atividades laborais.

O processo criativo torna-se uma mentalidade. E as boas ideias dentro de uma empresa não são patrimônio exclusivo de uns poucos. Mas podem se tornar uma competência básica de todos os que nela trabalham.

Como treinar a criatividade?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Existe uma extensa bibliografia sobre como ativar e treinar a criatividade. A pergunta que muitos se questionam é: os  criativos nascem com essa habilidade ou se tornam criativos? 

A resposta é simples. A boa notícia é que todos nascemos criativos! Cada um à sua maneira tem dentro de si espaço para criatividade.

Treinar sua criatividade significa encontrar aqueles comportamentos que o acompanham ao longo dos anos, desde a sua juventude, por exemplo.

Com isso você consegue analisar as suas rotinas e redefinir os processos mentais que influenciam no treinamento da criatividade.

Mas, por fim, qual a importância da criatividade para as organizações?

Em suma, seu modo de ser pessoal e como você gere suas atividades também pode influenciar o seu trabalho.

Criar processos criativos em uma empresa significa redefinir processos, produtos e situações, sendo uma etapa eficaz para a ativação de um modelo de crescimento da produção alinhado com o mercado atual.

Ser criativo significa ver as coisas de uma perspectiva diferente, inclusive no mundo corporativo.

Além disso, quando as empresas ajudam seus colaboradores a pensarem de forma criativa, isso significa utilizar infinitos recursos de soluções e inovações com baixo custo e alto valor agregado. Espero que este conteúdo tenha te ajudado!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!