quarta-feira, junho 29, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoA posição da mulher no mercado de trabalho

A posição da mulher no mercado de trabalho

- Advertisement - Afiliagram Pro

É interessante saber que a posição da mulher no mercado de trabalho passou por diversos obstáculos ao longo tempo. Mas a tendência é de reversão desse quadro.

A importância do papel da mulher no mundo do trabalho é hoje um fato corroborado por inúmeros estudos.

As mulheres consideram o trabalho uma garantia de independência. E, também, de reconhecimento social.

Elas estão cada vez mais presentes no mercado. Por exemplo, alcançam cargos importantes em diversos setores. Mas ainda há discrepâncias em relação aos homens.

Portanto, mesmo que o trabalho das mulheres esteja em constante crescimento e represente um aspecto importante do desenvolvimento do emprego, muitas desigualdades entre mulheres e homens ainda persistem.

O princípio da igualdade de oportunidades já está praticamente consolidado.

Contudo, no mundo corporativo muitas vezes fica a impressão de que elas precisavam fazer muito mais para alcançar as mesmas posições que os homens.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo!

Entenda como é a posição da mulher no mercado de trabalho

Segundo estudo do IBGE divulgado pela EBC em 2021, 54,5% das mulheres com 15 anos ou mais faziam parte da força de trabalho no Brasil no ano de 2019.

No caso dos homens, esse percentual foi 73,7%. A força de trabalho se compõe de todas as pessoas que estão procurando emprego ou estão empregadas.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Sobre a posição da mulher no mercado de trabalho, sabe-se que existem normas que preveem que as mulheres têm o direito de acessar qualquer emprego em igualdade de condições com os homens.

E, também, o direito ao mesmo tratamento por trabalho igual ou equivalente.

Isso também vale para as progressões de carreira e promoções. No entanto, as regras por si só não são suficientes. Ou seja, não garantem uma situação concreta e eficaz de igualdade.

De fato, inúmeros estudos mostram como o papel da mulher, tanto no ambiente de trabalho quanto nas esferas econômica, financeira e social, tem um impacto significativo no desenvolvimento e crescimento de um país.

Desigualdade em relação aos homens

As desigualdades podem ser encontradas em contextos em que, com proteções legais iguais, subsistem diferenças consideráveis ​​entre homens e mulheres.

Isso acontece em termos de perspectivas de carreira. E, também, de qualificações profissionais, formação empresarial e igualdade de remuneração.

Essas disparidades permitem afirmar que o caminho percorrido até agora foi marcado por inúmeros sucessos. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.

É possível afirmar que, na origem dessa divisão, existem sobretudo estereótipos culturais. Eles ainda afetam a atitude adotada em relação ao trabalho feminino.

A desigualdade com base no gênero é, por outro lado, um fenômeno transversal.

Embora de forma diferente e com forte dependência de elementos de carácter histórico, cultural e religioso, pode ser verificado em toda a dimensão social.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Sabendo disso, vamos apontar três qualidades que ajudam a fortalecer a posição da mulher no mercado de trabalho.

Habilidades que fortalecem a posição da mulher no mercado de trabalho

Empatia

Vivemos em um mercado no qual o sucesso se baseia mais do que nunca na criação de vínculos duradouros. E as mulheres, sem dúvida, se destacam porque estão mais acostumadas a ter relações sociais e humanas.

Não menos importante, elas são também acolhedoras. Portanto, podem tocar o lado humano e sensível das pessoas.

Então, elas são, em média, propícias a cultivar relacionamentos, bem como em criá-los.

Tudo isso é valorizado no ambiente corporativo e na cultura das empresas.

Liderança

Sim, elas também são líderes. É também a capacidade de colaborar e estimular a colaboração que torna as mulheres líderes. Isso de forma a recompensar o grupo e não apenas os indivíduos.

Além disso, a empatia as leva a entender melhor o que motiva seus potenciais clientes e colaboradores. Elas sabem aproveitar bem essa qualidade para impulsioná-las em suas próprias carreiras.

Embora às vezes seja mais difícil para uma mulher manter a autoridade, ela pode favorecer a criação de um ambiente motivador para todos.

Multitarefa

Ainda sobre a posição da mulher no mercado de trabalho, elas desempenham bem a multitarefa. Muitas delas precisam conciliar o trabalho com a família, a casa e as atividades dos filhos.

Na verdade, existem muitas mulheres que, principalmente depois de terem filhos, se deparam com uma enorme quantidade de tarefas a realizar durante o dia.

- Advertisement - Afiliagram Pro

E muitas mães, além de cuidarem dos filhos pequenos e serem “obrigadas” a ser donas de casa, estão aptas também para trabalhar fora.

Por isso, ser multitarefa é uma qualidade que se reflete também no trabalho. Muitas mulheres tendem a ser proativas e buscam desenvolver ao máximo o seu potencial.

Dessa forma, elas podem se destacar em um ambiente corporativo no qual ainda existe desigualdade em relação aos homens.

Em conclusão, há muitas qualidades além das que citamos que permitem às mulheres se destacarem no mercado. Gostou de saber mais sobre a posição da mulher no mercado de trabalho? Deixe o seu comentário e compartilhe este post com seus amigos!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!