sexta-feira, julho 1, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioMarketingComo Ser Um Gestor De Tráfego - Guia Para Iniciantes

Como Ser Um Gestor De Tráfego – Guia Para Iniciantes

- Advertisement - Afiliagram Pro

Quer saber como ser um gestor de tráfego? Neste guia simples vou te explicar tudo o que precisa saber! O que é? O que faz? Como começar?

A gestão de tráfego é uma estratégia cujo objetivo é atrair mais visitas para blogs, sites, lojas virtuais e outros ambientes online. Todo o processo é feito por meio da veiculação de anúncios pagos.

No entanto, as ações necessárias não se implementam sozinhas. Para isso, contamos com a ilustre atuação do profissional conhecido como gestor de tráfego.

Ele será o responsável direto pela aquisição de cliques em canais pagos como:

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • YouTube Ads

Também conhecida como gestão de mídia paga, esta estratégia é de extrema importância dentro de uma empresa. Contudo, encontrar profissionais que exercem essa função não é assim tão fácil.

Tendo em vista que o gestor de tráfego é um profissional importante e em escassez, se quiser apostar em uma carreira lucrativa, essa é sua grande chance!

Outra questão que conta muitos pontos para quem está começando é que nem todos os raros profissionais existentes são qualificados para a função.

Resumindo, você está entrando em um setor com alta procura, pouca demanda e necessidade de qualificação. Significa que se tiver foco e quiser mesmo aprender, terá grandes chances de ter sucesso na carreira.

Então, vamos entender um pouco mais sobre as funções realizadas nessa área e, a seguir, verá como ser um gestor de tráfego.

O Que Faz Um Gestor De Tráfego?

- Advertisement - Afiliagram Pro

A primeira coisa que você deve fazer nessa sua jornada para saber como ser um gestor de tráfego é entender como atua esse profissional.

Em suma, o gestor de tráfego é o responsável por gerar tráfego para sites, blogs, redes sociais ou lojas virtuais.

Sendo assim, quem deseja se enveredar por esse caminho precisa ser um data driven, ou seja, deve entender mecanismos que vai lhe permitir criar campanhas eficientes.

Então, dentre as coisas que um gestor de tráfego precisa saber estão:

  • Analisar dados;
  • Entender qual o melhor canal para as ações;
  • Quais são as possibilidades de otimização;
  • Qual a relação que as diferentes métricas apresentam;

Além disso, é fundamental ter bastante afinidade com ferramentas de marketing e tecnologias, e precisa estar por dentro das técnicas de marketing digital e tráfego orgânico.

Quando pensamos em Inbound Marketing, a etapa de gestão de tráfego fica no topo do funil, ou seja, no momento em que desejamos atrair o público.

Como o objetivo principal de qualquer empresa é vender, se não for feita uma boa gestão de tráfego, o funil de vendas não terá público suficiente para educar e converter em leads.

Quais As Funções Atribuídas Ao Gestor de Tráfego?

Acabamos de falar sobre o que fazer um gestor de tráfego, mas falando sobre a prática, você sabe quais são suas funções específicas?

Bem, esse profissional pode atuar de diversas maneiras, por exemplo, cuidando das ações de Inbound Marketing e criando copy para anúncios.

No entanto, vamos falar sobre as principais e mais solicitadas ações quando se contrata um gestor de tráfego. Vejamos!

  • Realiza estudos de palavra-chave e também do público-alvo para criação e implementação de campanhas;
  • Decidir como será a distribuição do orçamento entre as mídias pagas;
  • Planejar, criar e também campanhas de anúncios pagos;
  • Criar contas, para os clientes em ambientes digitais como redes sociais ou ferramentas;
  • Analisar o resultado das campanhas junto com um gerente de contas e ou analista de marketing;
  • Criar Dashboards ou relatórios sobre os resultados das ações;

Conhecendo os Tipos De Gestor De Tráfego

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

Antes de descobrir como ser um gestor de tráfego é necessário conhecer os tipos, pois, como falei antes, é possível atuar de diversas formas.

A função de um gestor pode ser mais específica ou ampla, tudo vai depender do que a empresa procura e do que que o profissional se propõe a oferecer. Confira como pode atuar nessa área.

Google Ads

Como você provavelmente já sabe, podemos fazer campanhas de tráfego em vários canais digitais, dentre eles, o mais popular é, sem dúvida, o Google Ads.

A maioria dos empreendedores fazem de tudo para terem seus anúncios aparecendo na página de resultados do Google ou em blogs parceiros.

Sendo assim, você pode se especializar em aquisição de tráfego por meio de links patrocinados nessa plataforma.

Pode parecer simples, mas criar um anúncio no Google exige conhecimento da própria ferramenta e também de marketing de conteúdo, Inbound e SEO.

Social Ads

Sempre que alguém pergunta como ser um gestor de tráfego eu sugiro que comece estudando sobre anúncios nas redes sociais.

Isso porque esses ambientes são altamente eficientes quando o objetivo é aumentar o número de visitas em sites e lojas online.

Desse modo, também é possível ganhar dinheiro como gestor de tráfego apenas nas redes sociais.

Além destes canais que são os mais populares, ainda é possível se especializar em links patrocinados no Twitter, YouTube e também em tráfego orgânico.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Por fim, caso queira ampliar o leque e ter mais chances no mercado, minha sugestão é que aprenda a trabalhar em todos estes ambientes.

Como Ser Um Gestor De Tráfego

Enfim , vamos falar sobre como ser um gestor de tráfego.

De início, pense que a única forma de aprender a fazer gestão de tráfego é estudando muito! Então, não é possível conseguir do dia para a noite.

Minha recomendação é que comece devagar, pesquisando sobre Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e YouTube Ads.

Paralelo a isso, pesquise também sobre marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing e técnicas de SEO.

Se puder, faça cursos online. Temos muitas opções seguras, com qualidade e com bom preço. Por outro lado, se não puder fazer este investimento, foque em blogs como esse.

Outra dica é visitar os próprios gerenciadores de anúncios. Todos eles oferecem informações sobre como criar campanhas de forma adequada.

Alguns iniciantes conseguem fazer um estudo amplo se especializando em várias áreas. Já outros preferem escolher uma ou duas modalidades e focar nelas para começar a trabalhar mais rápido. Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado a entender como ser um gestor de tráfego.

Qualquer dúvida, entre em contato!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!