terça-feira, julho 5, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoCurso de Pedagogia: o que estuda?

Curso de Pedagogia: o que estuda?

- Advertisement - Afiliagram Pro

Você está curioso para saber o que faz um pedagogo e o que se estuda no curso de Pedagogia? Neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber para se tornar um profissional da área.

Este campo do conhecimento visa desenvolver o potencial humano, cognitivo e criativo de crianças e adultos, por meio do aconselhamento familiar, do ensino na escola e fora dela, das relações interpessoais.

A figura profissional que nasce desses estudos é o pedagogo, a quem cabe estudar a educação e a formação do ser humano em sua totalidade.

Então, acompanhe a leitura para saber mais sobre o tema!

O que estuda o curso de Pedagogia?

O estudo da Pedagogia abrange o conjunto de saberes que tratam da educação, cuja complexidade se conduz na articulação em diversas disciplinas especializadas.

É uma área de conhecimento teórico-prático sobre os processos educativo-formativos que devem ser estudados nos seus elementos constituintes de forma sistêmica, tendo em conta o dinamismo e a sua inter-relação.

Dessa forma, se insere na realidade educacional por meio da contribuição de outras ciências humanas, como filosofia, psicologia e sociologia.

A modalidade de articulação das disciplinas do saber pedagógico varia não só de acordo com os autores e instituições universitárias que organizam os cursos nesta área.

Mas, também, com o desenvolvimento dos saberes pedagógicos, cujo objeto de estudo está se expandindo constantemente.

- Advertisement - Afiliagram Pro

Essa é uma formação integral da pessoa humana, para a qual é imprescindível não só compreender a natureza e finalidade do processo educativo-formativo.

Busca-se, além disso, organizar, implementar e verificar as intervenções, tendo também em conta o contexto sócio-cultural cada vez mais complexo e em constante mudança.

O que faz o pedagogo?

Além de saber o que estuda o curso de Pedagogia, para iniciar essa jornada de descoberta dessa profissão, vamos ver quem é o pedagogo e o que ele faz.

Como já mencionamos, a pedagogia é ciência humana que estuda a educação e a formação dos seres humanos.

Ao contrário do que se pensa, ela não se preocupa apenas com as crianças, mas também com os adolescentes, jovens, adultos, idosos e deficientes.

Porém, é diferente da psicoterapia, sendo que o pedagogo atua com métodos de relacionamento e no âmbito dialógico-didático que orienta os jovens para o melhor desenvolvimento físico e cognitivo possível.

Perfil profissional e funções

Se você está se perguntando como se tornar um pedagogo, a primeira coisa a ter em mente são os deveres atribuíveis a esta profissão e a área de atuação.

Como já dissemos, o pedagogo é responsável por ajudar pessoas de todas as idades com necessidades específicas relacionadas com a aprendizagem, a educação e a formação.

Para compreendermos o que estuda o curso de Pedagogia, quanto às suas especificidades, devemos entender que o pedagogo lida com:

  • Consultoria pedagógica e recuperação didática de competências cognitivas no domínio educacional de crianças.
  • Planejamento, gestão e verificação de intervenções educativas e formativas dirigidas à pessoa, ao casal, à família, ao grupo e à comunidade.
  • Atividade didática, experimentação, pesquisa.
  • Acompanhamento e supervisão de intervenções de valor educativo, formativo e pedagógico nas áreas de competência.
  • Atividade de consultoria pedagógica.
  • Recuperação didática de habilidades cognitivas no ambiente educacional de crianças.
  • Problemas relacionados com a esfera educacional e relacional das crianças.
  • Problemas relacionados com a comunicação entre professores e pais.
  • Outras áreas.

Além disso, ele pode trabalhar em diferentes setores, a saber:

  • Educação e treinamento, dentro de organizações do setor privado ou público, pré-escolas ou centros educacionais.
  • Assistência social e assistência social à saúde, em entidades ou comunidades que lidam com deficiência, lares de idosos ou escritórios térreos.
  • Universidades, desempenhando funções de ensino e pesquisa.
- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

O pedagogo preocupa-se, portanto, em ajudar as pessoas a preencherem as suas lacunas, satisfazendo as suas necessidades específicas relacionadas com a aprendizagem.

O que estuda a pedagogia infantil?

A pedagogia infantil é um ramo específico da pedagogia que estuda os problemas relacionados à educação das crianças.

Portanto, como o nome sugere, é uma disciplina que tem como objeto de estudo as crianças e a primeira infância. Trata-se de estudar os primeiros anos de vida dos indivíduos.

Como ramo do estudo da pedagogia, analisa os processos de desenvolvimento, maturação e crescimento das crianças em seu desenvolvimento inicial de aprendizagem.

Além disso, analisa a relação dos processos de crescimento com os fatores sociais, ambientais e econômicos em que a criança cresce.

O pedagogo infantil é um profissional que tem a tarefa de criar, organizar, implementar e avaliar as estratégias, métodos e recursos pedagógicos que permitem às crianças adquirir, durante a infância, novas competências de acordo com o seu nível de desenvolvimento.

O objetivo, portanto, é planejar métodos de ensino que estimulem e possibilitem o desenvolvimento satisfatório das crianças.

Um desenvolvimento que diz respeito aos aspectos físicos, biológicos, psicológicos , cognitivos, sociais e emocionais.

Vimos até aqui o que estuda o curso de Pedagogia, quais são as áreas de atuação, como é a atuação de um pedagogo.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a saber mais sobre o caminho que deseja seguir!

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!