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Como funciona o trabalho de assistente virtual?

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Essa é uma das profissões mais procuradas atualmente. Muitas empresas perceberam que é mais prático ter um colaborador externo que realiza algumas tarefas específicas. Mas como funciona o trabalho de assistente virtual?

A assistente virtual é uma pessoa qualificada que trabalha em casa. Ou seja, não precisa estar em um escritório para oferecer serviços online.

Se você está pensando em fazer home office e trabalhar nessa área, é interessante saber quais tarefas as empresas costumam delegar a esses profissionais.

Dependendo de suas habilidades pessoais, você pode se especializar naquilo que faz melhor. Vamos ver como é na prática?

Entenda como funciona o trabalho de assistente virtual

1 – Gestão da agenda

Da mesma forma que uma secretária, uma assistente virtual pode oferecer como serviços o de administrar a agenda de seus clientes. Por exemplo, marcar compromissos e organizar reuniões.

Gerenciar a agenda exige muito tempo dos empreendedores. E, por isso, eles procuram a ajuda de alguém com experiência em gestão de tempo.

Ao organizar a agenda de seus clientes, você os ajudará a aproveitar ao máximo seu tempo e a serem mais efetivos com os cronogramas.

2 – Gerenciamento de e-mail

Algumas das tarefas de assistente virtual são: ler, classificar e responder dezenas de e-mails.

Portanto, a figura da assistente virtual é fundamental. Na verdade, você pode ajudar seus clientes a filtrar e responder os e-mails recebidos.

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3 – Planejamento e organização de viagens e eventos

Vamos entender melhor como funciona o trabalho de assistente virtual.

Em geral, os clientes que desejam organizar uma viagem de negócios perdem muito tempo procurando o vôo certo, escolhendo o hotel mais adequado e mais próximo, alugando um meio de transporte.

Aqui você entra em ação como assistente virtual, eliminando todas essas tarefas por parte do cliente.

4 – Faturamento e monitoramento de cobrança

O trabalho de faturamento e controle das receitas de uma empresa é essencial.

Sem dúvida, quando uma empresa não presta atenção diária e meticulosa às suas faturas e respectivos recibos, pode haver prejuízos à saúde financeira da empresa.

Como assistente virtual, você pode assumir esta tarefa vital para os seus clientes, facilitando o envio de faturas e, se necessário, verificando recibos.

5 – Filtragem de dados na internet

Às vezes, as empresas precisam buscar na internet dados relevantes para o seu funcionamento.

Porém, devido à imensa quantidade de informações contidas na rede, muitos reclamam que é difícil encontrar as informações certas.

A figura da assistente virtual pode ser bem útil neste caso. Isso porque esse profissional está acostumado a navegar online e a entender quais informações são confiáveis ​​e atualizadas, podendo ajudar seus clientes nesse aspecto.

6 – Preparar apresentações

Para entender como funciona o trabalho de assistente virtual, preparar powerpoints ou apresentações é uma tarefa que também pode ser terceirizada.

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Logo, um profissional qualificado como a de uma assistente virtual pode ser de grande ajuda nessa área.

7 – Transcrição de notas

Se você é rápido para digitar em um computador, esta tarefa pode ser para você. Muitas empresas precisam da transcrição de notas ou gravações de áudio.

Imagine que um gerente de negócios participe de uma conferência ou reunião e tenha feito a gravação de áudio, mas ele precisa ter tudo por escrito.

Nessa situação, você poderá ajudá-lo nessa tarefa.

8 – Gerenciamento do site

Criar páginas da web ou seções especializadas e gerenciar os comentários que os usuários deixam para o seu cliente em seu site ou blog são algumas das funções que você pode realizar como assistente virtual.

9 – Gestão das redes sociais

As redes sociais são um aspecto fundamental de qualquer negócio, quer exista fisicamente algures, quer funcione apenas na internet.

A assistente virtual pode criar ou gerenciar a presença online da empresa em diferentes redes sociais, gerenciar comentários, entre outras atividades.

Vimos então como funciona o trabalho de assistente virtual. Confira a seguir como você pode começar essa profissão.

Etapas para se tornar um assistente virtual

1 – Treinamento

Como em qualquer outra profissão, o treinamento é quase obrigatório. Um curso em geral é necessário para que você consiga lidar com os diferentes tipos de demandas que podem surgir.

Além disso, se você fizer um curso, poderá aprender como definir o público-alvo que você está procurando, além de definir sua marca pessoal.

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Você poderá aprender noções de produtividade pessoal, como encontrar clientes, ferramentas úteis para o seu trabalho, entre outras.

Deve-se lembrar também que o trabalho de assistente virtual requer treinamento contínuo. Você terá que estar sempre atualizada.

2 – Descubra o que você faz melhor

Uma assistente virtual administra as atividades de seu cliente, tornando-as mais produtivas de várias maneiras. Portanto, você precisa saber quais são seus pontos fortes para aproveitá-los ao máximo.

Por exemplo, se você é uma pessoa inclinada a negociações e relações interpessoais, é indicado que foque e valorize esse aspecto em seu trabalho.

3 – Defina o seu cliente ideal

Para entender como funciona o trabalho de assistente virtual, outro aspecto que você deve fazer é identificar o seu cliente ideal.

Nesse sentido, você tem que identificar quais serviços você oferece e pensar sobre que tipo de empresa pode se beneficiar com a sua ajuda.

Uma pergunta simples é questionar a si mesma: com o que você gostaria de trabalhar?

Quando você é uma funcionária de uma empresa, você não pode escolher seu chefe ou colegas. Mas se você é uma assistente virtual, certamente tem mais possibilidades.

Basicamente, se houver um setor de que você goste, comece a procurar seus clientes em potencial a partir desse nicho.

Por exemplo, se você tem habilidades na área de redes sociais, pode estar interessada em uma atividade com empresas voltadas para essa área.

Saber quem é o seu cliente ideal será um passo importante para entender por onde começar.

4 – Defina seus preços

Quando chegar a hora de definir o preço de seus serviços, é provável que você fique sem saber por onde começar.

Calma, isso é muito comum para quem está começando. Sobre isso, o parâmetro mais imediato pode ser a competência e a experiência de alguém.

Na verdade, é muito mais importante que você pense sobre quanto ao valor que seus serviços podem agregar ao cliente.

5 – Faça o marketing pessoal

Por fim, para entender como funciona o trabalho de assistente virtual, outro passo importante para se tornar uma assistente virtual é fazer marketing pessoal.

Como já vimos, definir seu cliente ideal é muito importante. Identificá-lo tornará esta etapa muito mais fácil para você, especialmente porque você sabe onde encontrá-lo.

Mas, além disso, você precisa demonstrar para os potenciais clientes suas habilidades. Uma maneira de fazer isso é por meio de conteúdo em seu blog, no Linkedin ou nas redes sociais.

Então, está preparada para começar nessa profissão?

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T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
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