domingo, julho 3, 2022
No menu items!
spot_imgspot_img
InícioTrabalhoCurso de Geologia: como é a faculdade e o que estuda

Curso de Geologia: como é a faculdade e o que estuda

- Advertisement - Afiliagram Pro

Se você quer saber como é o curso de Geologia, ele exige que você tenha conhecimentos em matemática, física e química para que você possa descrever e interpretar fenômenos e processos geológicos de maneira quantitativa.

Com essa bagagem, você estará pronto para fazer as disciplinas de Ciências da Terra. Por exemplo, geografia, geomorfologia, mineralogia, paleontologia, geologia, cartografia, entre outras.

Depois de se formar, você poderá aprofundar seus conhecimentos em temas de interesse, por meio de disciplinas específicas, se desejar entrar no mundo acadêmico, ou poderá optar por entrar no mercado de trabalho, com oportunidades diversificadas.

O que se estuda no curso de Geologia

Compreender os processos geológicos que contribuíram para mudar o Planeta Terra durante sua história de 4,5 bilhões não é apenas uma aventura científica fascinante.

O conhecimento na área oferece de fato à sociedade um legado de fundamental importância nos domínios das áreas: hidrogeológica, erosão costeira e risco sísmico, por exemplo.

Dessa forma, as competências profissionais do geólogo estão também envolvidas em desafios ambientais de grande atualidade como o combate às alterações climáticas,no abastecimento de água, na exploração sustentável dos recursos minerais, na utilização de uma fonte renovável como a energia geotérmica.

Quem melhor do que o geólogo pode apoiar as instituições responsáveis ​​pelas escolhas que envolvem o equilíbrio do território e fazê-las compreender o que é natural e inevitável?

Para entender como é o curso de Geologia, ela atua na prevenção também de eventos relacionados a sismos, inundações ou uma erupção vulcânica.

Portanto, abrange o que deve ser evitado em relação às atividades humanas em áreas vulneráveis ​​em relação a esses perigos naturais.

- Advertisement - Afiliagram Pro

As ciências geológicas têm, desse modo, um papel fundamental na produção de mudanças de comportamento político e na sociedade.

Como são as disciplinas

O ponto forte deste curso é a integração dos conhecimentos teóricos com os práticos, no laboratório e no campo.

Isso é evidenciado pelos períodos que você passará em saídas de campo guiadas. Ou seja, as investidas geológicas nas quais você terá a oportunidade de confrontar diretamente os diferentes ambientes e os processos que os regulam.

Além disso, é uma oportunidade para você aprofundar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Terá que realizar atividades externas, como estágios em instituições e empresas.

Então, você conclui o curso com a preparação de um TCC de graduação. As atividades de ensino incluem:

  • aulas teóricas;
  • exercícios práticos em sala de aula, em campo e em laboratório;
  • seminários;
  • pesquisa individual ou em grupo.

Se você quer saber como é o curso de Geologia, na sala de aula e no laboratório você fará exercícios numéricos, reconhecimento de fósseis, minerais, rochas também com recurso a microscópios.

Outros objetos de estudo são a leitura de mapas topográficos e geológicos e utilização de geotecnologias, que lhe permitirão adquirir competências técnicas e aprender a resolver problemas da vida real.

Depois de se formar, você saberá:

  • reconhecer as formas do território, compreender a sua origem, evolução ao longo do tempo e os processos que as determinaram;
  • reconhecer, descrever e analisar materiais geológicos;
  • produzir um mapa geológico;
  • compreender os principais métodos de estudo do subsolo;
  • compreender as principais técnicas de avaliação e mitigação de riscos hidrogeológicos (por exemplo, deslizamentos e inundações), sísmicos (terremotos), vulcânicos e antrópicos.

Como é o mercado de trabalho para quem faz o curso de Geologia

Depois de se formar em Geologia, se você não pretende fazer pesquisa acadêmica, poderá ingressar no mundo do trabalho como geólogo.

- Advertisement - Mapa do Dinheiro Urgente

É possível atuar nas seguintes áreas:

  • cartografia geológica;
  • levantamento geognóstico e exploração do subsolo;
  • análise de materiais geológicos;
  • análises e ensaios em laboratórios geotécnicos;
  • recuperação e avaliação de georecursos (incluindo recursos hídricos).

Então, poderá trabalhar na gestão do território para efeitos de mitigação e previsão de riscos naturais e impactos ambientais, para a proteção e valorização do patrimônio geológico e do patrimônio cultural e ambiental.

Além disso, você poderá trabalhar em:

  • Órgãos públicos em nível federal, estadual e municipal.
  • Gabinetes geológicos e técnicos em entidades públicas.
  • Empresas privadas que atuam, por exemplo, nos setores de construção e infraestrutura, na aquisição e exploração de recursos energéticos e minerais e no combate à poluição.
  • Consultoria de levantamentos geológicos.

A qualificação permite também a possibilidade de prestar concursos públicos para nível superior em instituições da área.

Por fim, como vimos, se você pretende estudar a Terra em todas as suas vertentes, o curso de Geologia é a formação ideal.

Rochas, minerais, terremotos, hidrocarbonetos, córregos, vulcões e muito mais são, portanto, objeto de estudo, que investiga os vários processos que contribuem para a constante remodelação e mudança do planeta e ajuda a entender e prever desastres naturais.

Vimos então neste artigo como é o curso de Geologia. Os planos didáticos das universidades prevêem um estudo aprofundado das inúmeras áreas de especialização em que se divide a disciplina.

- Advertisement - Afiliagram Pro
T & R
T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_imgspot_img

Mais popular

Comentários recentes

error: Content is protected !!