terça-feira, julho 5, 2022
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Soft skills: competências valorizadas no mercado de trabalho

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Para além das competências técnicas, específicas para cada setor e profissão, as soft skills fazem realmente a diferença no que a pessoa pode contribuir à empresa.

Mas quais são as competências sociais mais valorizadas atualmente?

Saber se relacionar com os outros, de forma a manter a coesão da equipe, é muito relevante para as empresas.

Isso impacta positivamente nos resultados da organização. E, por isso, cada vez mais se busca profissionais com essas habilidades.

Para saber mais sobre o tema, continue lendo!

Entenda quais são as soft skills que vão impulsionar a sua carreira

Solução de problemas

No topo da lista das soft skills, a resolução de problemas é competência fundamental em período de mudanças e crises.

Em situações como estas, podemos nos encontrar perante situações totalmente novas, para as quais não existem melhores práticas ou manuais de instrução predeterminados.

Dessa forma, se torna essencial encontrar saídas criativas para problemas complexos.

As habilidades de resolução de problemas combinam a capacidade mais técnica e analítica com habilidades de pensamento criativo.

Isso torna a pessoa capaz de manter o foco em seus objetivos e encontrar soluções eficazes mesmo diante de problemas imprevistos.

Flexibilidade e adaptabilidade

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Vamos falar de mais soft skills valorizadas no mercado de trabalho.

Sempre com grande demanda no mundo do trabalho e, muitas vezes, ligada à resolução de problemas, a capacidade de adaptação é uma habilidade essencial.

Novos hábitos, novas ferramentas e métodos de trabalho, novas tecnologias surgem a cada dia.

Com um cenário socioeconômico vulnerável e um mundo de trabalho que evolui muito com rapidez, não é possível pensar em usar a mesma abordagem do passado.

Um funcionário com esta habilidade é capaz de se enquadrar em vários contextos. Pode passar de um projeto para outro sem problema.

E, ainda, consegue se mostrar eficaz mesmo em caso de alterações nas condições estabelecidas.

Por isso, a flexibilidade deve estar sempre presente. Ela é importante para enfrentar os cenários totalmente novos que surgem no mercado.

Saber lidar com estresse e pressão

Embora nenhum funcionário deva ser submetido a pressão excessiva, uma certa quantidade de estresse é um elemento inevitável em qualquer trabalho.

E, portanto, é importante que a pessoa seja capaz de lidar com isso de forma adequada.

Como é um profissional que detém essa soft skill? Ele é capaz de administrar o estresse e a pressão. Simples assim. Consegue se manter produtivo e positivo mesmo nas situações mais complexas.

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Isso sem afetar negativamente os outros, mas conseguindo otimizar seu trabalho e influenciar positivamente a equipe.

Diante disso, já fica claro porque essa habilidade é uma das mais buscadas e apreciadas no mundo do trabalho atual.

Em especial, no que é caracterizado por cargas de trabalho e ritmos que podem colocar a pessoa frente a diferentes desafios.

Comunicação

A união de ideias e fatos, contextualizados em formas de se comunicar, é um dos elementos mais poderosos para ter sucesso na carreira.

Dessa forma, a capacidade de saber expressar seus pontos de vista e, de um modo mais geral, as competências de comunicação, são primordiais.

Principalmente quando se considera um contexto no qual há espaços tanto digitais quanto físicos.

Possuir essa capacidade não significa apenas ser capaz de se expressar de forma clara e eficaz.

Envolve, também, ser capaz de ouvir os outros, compreender as mudanças na comunicação e adaptar a sua forma de comunicação.

Cooperação

Esta é outra soft skill que não pode ser ignorada. Cada vez com mais frequência trabalhamos em equipes multifuncionais. Ou, ainda, temos de colaborar com diferentes perfis de pessoas e profissionais.

As ferramentas de comunicação digital ajudam na colaboração com a equipe. Portanto, valoriza-se a capacidade da pessoa de ser eficaz no trabalho em conjunto com outras pessoas.

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Isso  mesmo à distância, de forma a contribuir ativamente para alcançar o objetivo comum.

Abrange, portanto, negociações, sendo primordial para o trabalho em equipe, sem necessariamente compartilhar o mesmo ponto de vista.

Empatia e inteligência emocional

Por fim, o ditado “colocar-se no lugar dos outros” é conhecido quando se fala empatia.

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Em outras palavras, de tentar sentir ou compreender o que outra pessoa está sentindo.

Então, você precisa se esforçar para ver as coisas do ponto de vista de outros. Essa sempre foi uma habilidade muito procurada no mercado de trabalho.

Ou seja, essa soft skill nunca sai de moda. Isso porque, em qualquer contexto em que se atue, a pessoa empática é capaz de compreender e relacionar-se melhor com os outros.

Ela cria harmonia, estimulando a colaboração e a coesão. E, por fim, leva a melhores resultados. E isso é fundamental em qualquer cenário.

Gostou de saber mais sobre as soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho?

Você já possui algumas delas ou ainda precisa melhorar suas habilidades?

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T & Rhttp://trabalhoerenda.com.br
“Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.” – Benjamin Franklin.
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